Home / PORTUGAL / Dicas para comprar com segurança nesta temporada de compras
Online Shopping
Esta temporada de compras é bastante propícia a ciberataques (Fonte: Pexels)

Dicas para comprar com segurança nesta temporada de compras

Por: Marta Godinho

Já é possível encontrar promoções nesta temporada de compras e, apesar de ser uma época entusiasmante para os consumidores, é também uma altura mais propícia a ciberataques. 

Assim, são apresentadas quatro sugestões da Google para fazer compras com confiança e, sobretudo, em segurança:

  • Procurar o símbolo de um cadeado: sempre que estiver a navegar num website, principalmente com acesso a uma rede de wi-fi pública e/ou gratuita, confirme se a barra de endereço URL tem um ícone cinza com um cadeado, pois indica que se trata de uma fonte segura.
  • Eliminar o phishing: é preciso estar sempre atento a emails de phishing (técnica social usada para enganar utilizadores de internet através de fraude eletrónica para obter informações confidenciais), pelo que o seu email deve conter um filtro para bloquear tentativas de phishing ou spam.
  • Proteger as suas palavras-passe: ao utilizar diversos websites, é necessário criar contas com múltiplas palavras-passe distintas, sendo que é aconselhado a não repetição das mesmas. Antes de iniciar qualquer sessão ou compra, deve fazer uma verificação de segurança para garantir que tudo está em condições.
  • Guardar os seus cartões: é recomendado o uso da carteira da Google (Google Wallet) nos dispositivos Android ou com WearOS. As suas transações são feitas com um número de um cartão alternativo (um token), que é específico do dispositivo e está associado a um código de segurança dinâmico que muda em cada transação. Isto reduz a perda ou roubo do seu cartão, para além de proteger toda a sua informação.