Por: Catarina Lopes Ferreira
A Bolt Business Portugal foi criada para tornar as deslocações e entregas mais sustentáveis, desincentivando o uso do veículo particular. Sérgio Patrício, Country Sales Lead da Bolt Business Portugal, faz um balanço da empresa e das suas medidas sustentáveis.
PME Magazine (PME Mag.) – De que forma é que o serviço da Bolt Business vem facilitar deslocações corporativas, promovendo empresas mais sustentáveis e económicas?
Sérgio Patrício (S. P.) – A Bolt Business é um portal que pode ser usado tanto no telemóvel, como no computador e que permite às empresas portuguesas gerir e pagar todas as suas viagens de negócios, numa só aplicação. Sentimos que com o regresso ao trabalho presencial, um número crescente de viagens da Bolt é feito para fins corporativos, seja para o trabalho, seja para reuniões de âmbito profissional, ou para o aeroporto, por exemplo. Com a Bolt Business, os colaboradores das empresas podem deslocar-se através de uma única plataforma de mobilidade, tendo acesso a toda a frota da Bolt. Além disso, os colaboradores podem configurar regras para definir quem pode fazer viagens de negócios através da plataforma e quando podem fazê-las, simplificando a forma de gerir um orçamento e obtendo uma visão clara e global das despesas de transporte da empresa. A plataforma permite ainda aos gestores de contas definir e personalizar os gastos e o número de viagens que os funcionários podem fazer, sendo também possível fazer com que os funcionários refiram qual o objetivo da sua viagem antes de a iniciar.
PME Mag. – Como é que a Bolt contribui para o desincentivo ao uso do veículo particular?
S. P. – As empresas portuguesas, em especial as de maior dimensão, estão ainda muito presas a grandes frotas e à disponibilização de veículo pessoal aos seus colaboradores. Este mesmo veículo é usado para estes se deslocarem por motivos profissionais, o que aumenta naturalmente o número de veículos que circulam nas estradas. Ao adotarem esta solução, estão a contribuir para o desincentivo ao uso do veículo próprio, para uma diminuição do número de veículos que circulam nas estradas e para a natural promoção de uma mobilidade mais sustentável. Menos carros a circular significa menos poluição. Neste sentido, a compensação do carbono é o primeiro passo do nosso vasto Green Plan https://bolt.eu/pt-pt/green/ — um compromisso a longo prazo para reduzir a pegada ecológica da Bolt como empresa. O Green Plan visa: Compensar emissões de CO2, Criar cidades mais verdes, Reduz a tua pegada ecológica.
As empresas portuguesas, em especial as de maior dimensão, estão ainda muito presas a grandes frotas e à disponibilização de veículo pessoal aos seus colaboradores.
PME Mag. – Em que medida é que este serviço vem ajudar as empresas e a sua logística?
S. P. – A Bolt Business ajuda empresas e colaboradores a pouparem tempo e dinheiro no relatório de despesas individuais e na documentação necessária, visto que a maioria das empresas ainda exige faturas aos seus funcionários para poderem reembolsar o custo da viagem. Em vez dos colaboradores pedirem e entregarem faturas individuais de viagens feitas através da plataforma, as empresas aderentes da Bolt Business têm a possibilidade de ter as informações sobre as viagens corporativas da sua equipa armazenadas num único local, de acesso rápido e fácil. O pagamento das viagens torna-se também mais fácil, sendo que em vez de reembolsar cada colaborador individualmente, a empresa faz o pagamento diretamente à Bolt uma vez por mês, por meio de um cartão bancário corporativo ou transferência bancária.
PME Mag. – Quais as opções de serviços que a Bolt tem para oferecer em termos de veículos?
S. P. – Toda a gama da Bolt está disponível na versão business. Assim sendo, as empresas, dependendo da ocasião, podem escolher se as viagens serão feitas em veículos totalmente elétricos para uma mobilidade livre de carbono, carros com maior capacidade de transporte de passageiros e até uma gama de veículos de luxo. A Micro-Mobilidade (trotinetes e bicicletas) também é cada vez mais uma solução a ser utilizada pelas empresas para deslocações curtas dentro dos centros urbanos.
PME Mag. – Que balanço faz desta tentativa de tornar as empresas mais sustentáveis?
S. P. – Sentimos que todas as empresas têm uma grande responsabilidade e um papel muito importante neste caminho, seja qual for o seu setor, devem ter a oportunidade e a iniciativa de se tornarem mais sustentáveis na sua atividade. Simples medidas, como a adoção de uma só solução de mobilidade para todos os colaboradores, podem ter um impacto enorme num futuro próximo. Chegámos a um ponto em que não podemos ignorar o nosso papel na diminuição da pegada ecológica, quer como indivíduos, quer como empresas. Quando lançámos a Bolt Business, naturalmente, focamo-nos no benefício que poderíamos trazer para as empresas de um ponto de vista logístico e económico. No entanto, consideramos que o impacto ambiental que representa ter menos carros a circular na estrada é enorme, sendo que uma vez poupadas estas deslocações, por motivos profissionais, teremos menos carros a circular na estrada e uma consequente e positiva diminuição de emissão de CO2.