Por: Miguel Pina Martins
De forma geral, é relevante que as empresas tenham uma doutrina de criatividade constante e que possuam equipas de inovação emancipadas, cuja função seja identificar tendências e apresentar novos produtos para colocar no mercado.
Atualmente, na Science4you, a criatividade aliada à inovação, com diretrizes definidas pelo marketing, é o que marca e desafia a criação de novos produtos. A equipa da inovação é multidisciplinar e é formada por colaboradores que criam novos produtos, que pesquisam e analisam os brinquedos existentes no mercado. Por designers que elaboram as caixas e por cientistas que testam experiências e escrevem os manuais.
É importante que as empresas consigam entender os benefícios existentes em dar liberdade à criatividade dentro das instituições. A criatividade é uma ferramenta excelente e pode ter como argumento conseguir acompanhar as tendências do mercado, criar valor acrescentado aos produtos, melhorar a qualidade dos outputs e garantir uma admirável imagem nos resultados.
A criatividade para as empresas pode ser o que marca e diferencia os produtos no mercado. É significativo que nas organizações existam políticas fluidas e que a criatividade seja vista como algo muito relevante para a instituição, pois é a arte de permitir que nasçam ideias, por parte de qualquer colaborador, de forma liberta e sem constrangimentos.
O workflow de criação de um produto pode ter como paradigma o surgimento de uma ideia e como matriz de aplicação a capacidade de a inovação justapor a ideia à realidade da empresa. A organização deve dar liberdade a que qualquer colaborador se exprima e que desafie a inovação com novas convicções que permitam os produtos serem diferenciadores no mercado. Desta forma, é extremamente importante que as organizações sejam recetivas às ideias que surgem dos criativos.
A criatividade é muito importante nas empresas, mas na Science4you, cujo setor tem como base a inovação, é uma das maiores premissas de aposta da administração. A inovação, ao ser bem aplicada, é o que marca a estratégia competitiva da empresa, pois muitas vezes a criatividade é apenas a capacidade de descobrir diferentes formas de produzir o mesmo produto de forma ímpar.
De realçar que a criatividade dificilmente consegue ser desenvolvida em ambientes e empresas estáticas e com processos excessivamente rígidos. Desta forma, é prioridade que a administração consiga aculturar a empresa e encoraje os seus colaboradores à liberdade da inovação por forma a levar a empresa mais longe.