Home / Empresas / Casos de Sucesso / A rede social da inovação é portuguesa
A rede social da inovação é portuguesa

A rede social da inovação é portuguesa

Por: Ana Rita Justo

E saiu também da cabeça de uma mulher. Soraya Gadit é o motor por detrás da Inocrowd, empresa que criou para tentar concretizar o sonho de infância de descobrir as curas para doenças como a malária e a tuberculose. Hoje, é uma plataforma online com mais de 1,6 milhões de pessoas empenhadas em resolver os grandes problemas das empresas. E já foram vários e grandes os desafios superados.

Soraya Gadit tinha um sonho. Podemos dizer que todas as estórias de sucesso começam assim e será até um cliché. Esta começa mesmo assim. Formada em Ciências Farmacêuticas, desde criança que pensava em, um dia, encontrar a cura para doenças como a malária, a tuberculose ou o cancro da mama. Este sonho concretizou-se com a criação da Inocrowd, uma plataforma online portuguesa open source, na qual as empresas podem colocar desafios que não estão a conseguir resolver internamente para que investigadores de todo o mundo as possam ajudar.

Trabalhou vários anos na indústria farmacêutica, mas faltava algo. Decidiu então ingressar num MBA na AESE, em 2008, no qual, na cadeira de Novas Aventuras Empresariais, tinha de apresentar um plano de negócio que, recorda, “tinha de dar dinheiro, ter um modelo de negócio fidedigno e tinha de, pelo menos, empregar duas pessoas”. Juntou-se a João Moita e a Mário Lavado e fizeram o plano.

“Na altura pensei: se toda a gente se liga entre amigos e familiares no Facebook e entre profissionais no Linkedin, vou criar uma rede que possa ligar investigadores, por um lado, e organizações que necessitem de soluções inovadoras por outro”, recorda.

Leia esta entrevista na íntegra aqui.