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Fernando Oliveira, presidente do conselho de administração da Sumol+Compal em Moçambique (Foto: Divulgação)

“A Sumol+Compal é uma marca internacional, mas também moçambicana” – Fernando Oliveira

Por: Ana Rita Justo

A Sumol+Compal entrou há quase dez anos em Moçambique, sendo este o único país, além de Portugal, com uma fábrica da marca. Situada em Boane, nos arredores de Maputo, a fábrica emprega 150 pessoas. Em entrevista à PME Magazine no âmbito do programa “Learn & Share” da Católica International Business Platform, plataforma de estudos sobre a internacionalização da Católica-Lisbon School of Business and Economics, Fernando Oliveira, presidente do conselho de administração da Sumol+Compal em Moçambique, traça o perfil da marca Compal na sociedade moçambicana e das adaptações que a empresa teve de fazer para apaixonar o mercado local.

PME Magazine – Porquê a escolha de Moçambique para a primeira fábrica fora de Portugal?
Fernando Oliveira – Tudo começou com a fusão do grupo Sumol+Compal. Nessa altura, a administração definiu como prioridade procurar mercados onde fizesse sentido produzir, sendo identificados dois mercados prioritários: Angola e Moçambique. Verificou-se que seria mais rápida a instalação do projeto de Moçambique e começámos a trabalhá-lo efetivamente em 2012, arrancando as produções em 2013. A escolha residiu em alguns elementos fundamentais: uma grande presença de jovens, que proporcionaria crescimentos sustentados, uma afinidade linguística e cultural que facilitaria a implementação, uma localização geoestratégica interessante e uma perspetiva de crescimento económico acelerado tendo em vista a descoberta de grandes reservas de gás natural.

PME Mag.– Tinham muita informação inicial sobre o mercado?
(F. O.) – Em Moçambique cerca de 90% do comércio de bens de grande consumo é informal e isso faz com que a informação quantitativa de mercado seja pouco fiável. Interpretámos pistas, mas acabamos por ir percebendo melhor o mercado à medida que o trabalhamos. Ao longo destes anos o mercado evoluiu muito, há muito mais lojas e marcas. Atualmente, é importante acompanhar as decisões com pesquisas de mercado dirigidas, que orientam no processo de desenvolvimento e inovação ou comunicação, por exemplo.

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