Home / Empresas / Aceler@Tech revela finalistas para projetos inovadores no setor do turismo
Live Electric Tours sustentáveis
Primeira edição contou com 300 candidaturas a nível global (Foto: Pexels)

Aceler@Tech revela finalistas para projetos inovadores no setor do turismo

A primeira edição do programa internacional organizado pela Acredita Portugal com o apoio do Turismo de Portugal, Aceler@Tech, já tem finalistas. O programa, que visa potenciar a inovação no turismo e atrair investimento para Portugal, entra na fase final.

O Aceler@Tech é um programa organizado pela Acredita Portugal em parceria com o Turismo de Portugal, no âmbito do Programa FIT, que tem como objetivo atrair para o país “a melhor inovação ligada ao turismo, contribuindo para o aumento da competitividade e inovação do setor”.

A primeira edição contou com cerca de 300 candidaturas vindas de todo o mundo, “a maior parte dos candidatos são europeus, mas estão representados por todos os continentes”, pode ler-se em comunicado.

Foram anunciados 20 finalistas que transitam agora para a segunda fase de aceleração. Os participantes vão estar em contacto com mentores com experiência na área do turismo e no desenvolvimento de negócios e, “poderão desenvolver pilotos e startups portuguesas ligadas ao turismo com quem poderão explorar sinergias”.

O objetivo do programa Aceler@Tech é que os participantes estruturarem o seu modelo de negócio e os aspetos da sua empresa. Aos projetos finalistas será atribuído mais de 20.000 euros em prémios.

Fernando Fraga, diretor de Inovação do Acredita Portugal, enaltece a relevância do programa para o setor do turismo e para Portugal, justificando que “um turismo competitivo e inovador é essencial para manter o posicionamento de Portugal enquanto player mundial”, reiterando que “programas como o Aceler@Tech permitem estimular a inovação das nossas startups, identificar o que de melhor se faz neste contexto e promover a sua implementação nas empresas portuguesas, criando melhorias que tornem o turismo nacional uma referência à escala global”.

Este programa permite ainda às startups “adquirirem conhecimentos, redes e apoios especializados” para poderem trabalhar em Portugal e na Europa. Promove, ainda, a procura de soluções recorrendo ao desenvolvimento de produtos e recursos locais.

O município de Gaia é o escolhido para abraçar esta iniciativa, sendo que já se demonstrou disponível “para receber localmente os melhores projetos internacionais”. Anteriormente, o projeto integrou diversos webinars para promover oportunidades ligadas ao setor em Portugal.