Tal como projetado inicialmente, arranca hoje a terceira fase do plano de desconfinamento elaborado pelo governo, com menos restrições apesar das exceções para alguns conselhos, assinaladas pelo Primeiro Ministro e pelo Presidente da República, na passada quinta-feira.
Arranca esta segunda feira a terceira fase do desconfinamento planeado pelo Governo, depois de alguma indecisão relativamente a este avanço, dado o aumento de casos que se verificou ao longo da última semana.
Uma das novidades verificadas nesta terceira fase passa pelo regresso às aulas presenciais para o ensino secundário e superior, depois de os restantes ciclos de ensino já terem regressado ao longo das fases anteriores do plano do governo.
Com esta terceira fase, Portugal será colocado em três patamares de desconfinamento diferentes, com a maioria dos concelhos a ter recebido luz verde para avançar com o plano previsto inicialmente, que passava por reabrir as lojas e centros comerciais, bem como cinemas, teatros e salas de espetáculos.
Quanto aos cafés e restaurantes, irão passar a ter autorização para servir no interior dos seus espaços, num máximo de quatro pessoas por mesa, com o número de pessoas em mesas de esplanadas a subir para seis.
As atividades físicas ao ar livre também passam a poder ser realizadas em grupos de seis pessoas, regressando ainda a prática de modalidades desportivas de médio risco. Neste aspeto, de referir também o regresso de eventos ao ar livre com lotação limitada, com os casamentos e batizados a poderem ser realizados com 25% da lotação do espaço em questão.
No total, são dez os municípios que não estão autorizados a avançar para esta nova fase de desconfinamento, sendo que quatro municípios terão de recuar para a primeira fase, uma vez que registaram um valor superior a 240 novos contágios por 100 mil habitantes. O primeiro ministro colocou ainda cerca de 13 concelhos sob vigilância e alerta, dada a proximidade com este número de casos.
Estas evoluções serão analisadas ao longo dos próximos quinze dias e, caso o número de novos contágios não apresente impedimentos contrários, a última fase do plano de desconfinamento deverá arrancar a partir do próximo dia 3 de maio.