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Por: Cody Candee, fundador e CEO da Bounce

As trends do turismo em 2023 e uma previsão do que 2024 nos reserva

Por: Cody Candee, fundador e CEO da Bounce 
 

Depois de uns anos turbulentos, 2023 representa um ponto de viragem para o setor do turismo. Após as perturbações causadas pela pandemia da COVID-19, as pessoas estão, mais uma vez, dispostas a explorar o mundo com um novo sentido de curiosidade e adaptabilidade.

Os hábitos de viagem de 2023 refletem as lições aprendidas durante a pandemia, as mudanças na forma como trabalhamos e a evolução das preferências dos consumidores. Embora algumas mudanças induzidas pela pandemia provavelmente tenham vindo para ficar, as tendências das viagens e do turismo estão lentamente a regressar ao que eram pré-pandemia.
 


Eis as principais trends que observamos: 
 
 

1 – As preferências dos turistas estão de volta ao normal.  

Escapadinhas urbanas: Os turistas estão de volta aos destinos urbanos, dando preferência a cidades vs. zonas rurais ou remotas. Esta mudança é significativa, com um aumento de 28% no número de turistas que escolhem cidades e zonas costeiras urbanas para férias de 2020 a 2021, embora este valor ainda não tenha atingido os níveis pré-pandemia. 

Aventuras Internacionais: As pessoas aventuram-se cada vez mais em viagens internacionais. O turismo interno já ultrapassou os níveis pré-pandemia no primeiro trimestre do ano, com um aumento de 1,6% face a 2019. O turismo internacional também está a recuperar, registando agora uma ligeira descida de 3,3% face a 2019.  
 

2 – Há novos hábitos de viagem que vieram para ficar.  

Viagens Bleisure: O aumento do trabalho remoto levou à combinação de viagens de negócios e lazer. Cerca de 60% dos americanos trabalham a partir de casa pelo menos um dia por semana, tornando os fins de semana prolongados e as férias curtas mais acessíveis. 

Escapadinhas mais longas: As estadias prolongadas estão a ganhar popularidade, com a duração média de uma viagem a aumentar em 15% desde a pandemia. Empresas como a Ukio e a Flatio deram resposta a esta tendência e a Airbnb oferece agora mais opções de estadias prolongadas. 

Flexibilidade nas reservas: Os viajantes passaram a reservar as suas viagens mais tarde, mostrando-se mais conscientes dos preços e cautelosos com interrupções de última hora. Em 2023, prevalece a flexibilidade nas políticas de reserva e cancelamento. Muitas companhias aéreas e alojamentos deram resposta a esta trend com políticas mais brandas para proporcionar uma maior tranquilidade.  
 

3 – O setor enfrenta uma recuperação contínua.  

A indústria do turismo está a recuperar de forma constante, com os números e o crescimento anual a aproximarem-se dos níveis anteriores à pandemia. Espera-se um regresso à “normalidade” no próximo ano, apoiado por dados promissores da Europa, incluindo um aumento de 28% nas dormidas em alojamentos turísticos nos primeiros três meses de 2023 em comparação com 2022. 

De acordo com a Comissão Europeia, a indústria do turismo da UE mostra sinais de uma forte recuperação da pandemia. As dormidas em alojamentos turísticos em 2022 atingiram 2,72 mil milhões, comparativamente com 2,88 mil milhões em 2019. A Europa foi o continente que melhor recuperou e está cerca de 90% de volta ao normal.  
 

4 – O que ainda está para vir.  

Tecnologia em Viagens: A reserva de viagens envolve cada vez mais tecnologia. Em 2023, os turistas contam com ferramentas e plataformas digitais para melhorar as suas experiências. O planeamento de viagens com o uso de ferramentas de realidade virtual (VR) e de assistentes de viagem com tecnologia de IA estão em ascensão. 

Viagens Sustentáveis: A tendência para viagens ecológicas e sustentáveis está a crescer. De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis de 2023 da Booking.com, os viajantes estão a tornar-se cada vez mais conscientes do seu impacto ambiental, levando a uma procura maior por alojamentos, opções de transporte e atividades ecológicas nos últimos meses. 

Viagens sem contacto: A tecnologia contactless está a ser adotada em várias fases e aspetos das viagens, como o check-in/check-out sem contacto em hotéis, pagamentos sem contacto e cartões de embarque digitais para minimizar o contacto físico. 


Em suma, a indústria das viagens está a recuperar, com um regresso às viagens urbanas e internacionais, bem como com o surgimento de novas tendências como as viagens bleisure e férias prolongadas. Embora os desafios persistam, os sinais de recuperação são promissores e está à vista um regresso às normas pré-pandémicas.