Home / Empresas / Asseco PST com aquisição da maioria do capital da Finantech
Asseco PST aquisição maioria capiral Finantech
Daniel Araújo, CEO da Asseco PST (Foto: Divulgação)

Asseco PST com aquisição da maioria do capital da Finantech

A Asseco PST acaba de garantir a aquisição da maioria do capital da Finantech, num negócio que irá manter os acionistas fundadores na liderança da empresa, que continuará a operar no mercado com a sua marca e respetiva rede consolidada de parceiros.

Especialista no desenvolvimento de software bancário, a Asseco PST anuncia a aquisição da maioria do capital da Finantech, empresa especializada em soluções para o mercado de capitais. Num negócio que envolveu a compra de 76% do capital da Finantech, o objetivo passa por manter os acionistas fundadores a liderar a empresa, que irá manter-se no mercado com a sua marca e com uma consolidada rede de parceiros que englobam empresas como Microsoft, Euronext, Oracle ou Morningstar.

É desta forma que a Finantech irá desenvolver-se a partir daqui, mantendo as mesmas linhas orientadoras dos seus mais de 20 anos de experiência na área de mercado de capitais, com João Marta, António Jesus Ferreira e António Silva a continuarem à frente dos destinos da empresa.

A Asseco PST acredita que esta operação vem ao encontro dos objetivos estratégicos de crescimento e diversificação da empresa, tratando-se de um processo negocial que lhe permite assumir uma posição de controlo numa empresa líder de mercado.

Daniel Araújo, o CEO da Asseco PST, acrescenta ainda que esta sinergia entre as duas empresas irá complementar as respetivas ofertas, pelo que a estratégia passa por “aprofundar e capitalizar de ora em diante”.

Com uma rede de mais de 90 colaboradores e cerca de 20 clientes em Portugal, a Finantech está ainda presente em Angola e Cabo Verde, onde detém 10 clientes, sendo que em 2020 registou um volume de negócios de cerca de 5 milhões de euros.

João Marta Cruz, presidente do Conselho de Administração da Finantech, acredita que este passo irá contribuir para o crescimento da empresa e que, com um reforço da sua oferta a clientes, será possível “solidificar a liderança neste segmento e beneficiar do know-how e experiência de uma grande organização como a Asseco PST”.

Recorde-se que a Asseco tem vindo a afirmar-se como uma referência em sistemas de informação, sendo que conta, atualmente, com mais de 60 bancos na sua rede de clientes, além da presença que tem em vários mercados lusófonos fora de Portugal, onde gera cerca de 80% da sua faturação.

De referir que, em 2020, a empresa fechou o ano com um volume de negócio superior a 37 milhões de euros, contando com cerca de 420 colaboradores, dos quais cerca de 85% estão em Portugal.