Home / Empresas / Associação da restauração receia o futuro do setor
restauração
A PRO.VAR antecipa dificuldades para o setor da restauração no ano de 2023 (Fonte: Pexels)

Associação da restauração receia o futuro do setor

Por: Martim Gaspar

A associação nacional da restauração Pro.Var receia que a falta de apoio ao setor da restauração se traduza em “milhares de encerramentos”, e em consequência o aumento do número de desempregados.

Embora a época natalícia traga boas expectativas ao setor, graças ao aumento do número de reservas, as preocupações estão direcionadas para o ano 2023 e o aumento do custo de vida.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, o presidente da associação, Daniel Serra, afirmou que o setor da restauração teve no verão uma faturação “acima da média”, no entanto, os resultados líquidos “não foram os esperados”, colocando vários estabelecimentos num “buraco financeiro” no final deste ano.

Daniel Serra defende a criação de um sistema fiscal adequado, assente num sistema forfait, que “serviria para introduzir um compromisso mínimo de pagamento de IVA”, permitindo um conjunto de impostos “bem definidos” à partida.

O modelo forfait já é utilizado em vários países, incluindo em Espanha, e, segundo o responsável, asseguraria ao setor “maior equidade e justiça fiscal”, garantido alguma ajuda aos empresários que se confrontam agora com as subidas dos preços e as dívidas contraídas durante a pandemia.