Home / MERCADO / Economia / Atividade económica volta a abrandar em junho
crise Economia Portuguesa atividade económica OCDE
(Foto: DR)

Atividade económica volta a abrandar em junho

Há três meses que o indicador de atividade económica está a desacelerar.

 

O indicador do Instituto Nacional de Estatística (INE) que mede a atividade económica voltou a abrandar em junho, somando três meses consecutivos de desaceleração.

Segundo os dados do INE, o indicador de atividade económica avançou 1,8% em termos homólogos, comparando com os 2,3% registados em março.

“O indicador de atividade económica diminuiu entre abril e junho, depois de ter estabilizado nos dois meses precedentes”, refere o INE, justificando a desaceleração com o consumo privado, nomeadamente o consumo de bens duradouros.

“O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em maio e junho, refletindo, neste último mês, o crescimento menos expressivo do consumo de bens duradouros. No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, em resultado do contributo negativo menos significativo da componente de construção”, adianta o comunicado.

O INE refere, ainda, que, “em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de -1,9% e -3,7% em junho, respetivamente (-2,5% e -3,6% em maio)”.