Após a pandemia, o estudo do Barómetro FOOD, concluiu que os portugueses estão mais sensíveis às questões relacionadas com a alimentação e abertas a mudar as suas escolhas alimentares.
A empresa Edenred, especializada em soluções de benefícios sociais, dinamizou uma nova edição do Barómetro FOOD, com o propósito de conhecer os padrões alimentares da população e as tendências na oferta de refeições saudáveis dos restaurantes.
De acordo com o estudo, 89% dos consumidores defenderam que os restaurantes deveriam disponibilizar uma oferta mais saudável; 53% dos restaurantes consideraram que os clientes iriam notar e apreciar a oferta de uma ementa com refeições mais saudáveis, e ainda houve uma crescente familiarização dos restaurantes com as refeições saudáveis.
Com esta iniciativa de responsabilidade social, a Edenred tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar da população ativa, através de dois eixos: por um lado, sensibilizar os colaboradores das empresas para a importância das escolhas alimentares mais saudáveis, e por outro lado, impulsionar os restaurantes a adotarem as suas ementas, para oferecerem refeições mais nutritivas e equilibradas.
O Barómetro FOOD, revelou ainda que o desperdício alimentar é uma preocupação dos portugueses, registando 97% dos consumidores que indicam que esta é uma questão importante, e 75% afirmaram que a crise da Covid-19 aumentou a sua consciência sobre o desperdício alimentar e a necessidade de proteger o meio-ambiente.
O estudo realizado no âmbito do Programa FOOD- Fighting Obesity throught Offer and Demand, lançado no ano de 2009 pelo Grupo Edenred, conta com o apoio da União Europeia e com a parceria da Direção-Geral de Saúde.