Por: Fábio Jesuíno, CEO da 3WX – Digital Creative Agency
O YouTube tornou-se na mais influente fonte de entretenimento atual no mundo com uma população de 1,5 mil milhões de pessoas.
Este mundo começou a ser criado em fevereiro de 2005, depois de três funcionários do PayPal (empresa de pagamentos online) Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, se terem deparado com um problema, a dificuldade de partilhar vídeos de uma festa na internet.
O primeiro vídeo foi publicado no dia 23 de Abril de 2005, com o título “Me at the zoo”, onde um dos fundadores aparece no jardim zoológico de San Diego, nos Estados Unidos da América. Em Novembro do mesmo ano, o vídeo publicitário da Nike com o futebolista Ronaldinho foi o primeiro a ser visto por mais de um milhão de pessoas.
O YouTube, que também é uma rede social, teve de imediato um grande sucesso. Em 2006 eram inseridos 65 mil vídeos todos os dias na plataforma, com 100 milhões de visualizações diárias. Todo este sucesso despertou o interesse do Google, que concluiu a compra no mesmo ano por 1.650 milhões de dólares. A revista TIME constatou que era o início de uma grande mudança e por esse motivo elegeu o YouTube, como a personalidade do ano de 2006 com a mítica capa “You” onde destacava a explosão dos conteúdos criados e acessíveis a todos.
Leia o artigo de opinião de Fábio Jesuíno na íntegra aqui