Home / OPINIÃO / Como reduzir custos com uma loja virtual
Carina Meireles
Carina Meireles, especialista em finanças pessoais (Foto: Divulgação)

Como reduzir custos com uma loja virtual

Por: Carina Meireles, especialista em finanças pessoais

Para quem tem um negócio online, é fundamental que exista um controlo de custos para que se consiga acompanhar o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Logo, como economizar dinheiro é muito importante, para que o seu negócio também ele online, consiga prosperar e se destacar no mercado.

Começar desde cedo com hábitos de consumo mais adequado, estando eles associados aos negócios podem e devem fazer a diferença, para isso nada melhor do que reduzir regularmente potenciais gastos desnecessários.

Aqui ficam três dicas:

Faça um planeamento com acompanhamento regular:

Caso não tenha um software adequado, crie um mapa para controlar os custos e vendas para que a gestão seja feita de forma regular, permitindo um acompanhamento mais de perto. Este acompanhamento servirá para validar a saúde financeira da empresa, onde poderá começar por: Quais são as principais despesas, qual o fluxo de caixa e como controla o orçamento do seu negócio. Caso pretenda investir num software adequado, pesquise mais do que uma opção e analise o custo/benefício.

Crie parcerias estratégicas:

Crie parcerias estratégicas para o seu negócio, que deverão estar consideradas na elaboração do Plano de Negócios da sua empresa. Estas parcerias estratégicas com, por exemplo, fornecedores, podem fazer a diferença, caso consiga negociar de forma regular. Desta forma vai poder reduzir custos que poderão ter um impacto significativo no negócio e ajudar a incrementá-lo.

Controle o stock:

É fundamental para que as vendas sejam analisadas de forma real, que tenha um mecanismo de controlo de stocks das suas vendas online, para que não tenha dinheiro parado dentro da empresa, que poderia até ser rentabilizado de outra forma. Tente sempre gerir de forma regular os seus stocks, para não comprar em grandes quantidades e depois não conseguir escoar. Muitas vezes, contar apenas com uma quantidade mais pequena pode ser vantajoso.

Mesmo com negócios de e-commerce, podemos e devemos controlar ainda mais as nossas finanças associadas ao negócio, de forma a poder prever potenciais investimentos e, ao mesmo tempo, criar estratégias para potenciar o seu negócio de forma sustentada no tempo.