Home / Empresas / Empreendedorismo / Percentagem de criação de novas empresas cresce 3,4% até final de fevereiro
Existem quase quase 10 mil nova empresas desde o início do ano
Existem quase 10 mil novas empresas desde o início do ano (Foto: Freepik)

Percentagem de criação de novas empresas cresce 3,4% até final de fevereiro

Por: Joana Mendes

Desde o início do ano, foram constituídas 9561 novas empresas em Portugal, o que originou um aumento de 3,4% face a fevereiro de 2022.

O crescimento na criação de empresas está a registar diferenças significativas entre os diversos setores de atividade. O setor dos transportes continua a ser o que regista a maior subida na constituição de empresas, com 1121 novas empresas. Este aumento é sustentado pela constituição de empresas no “transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros”, especialmente nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro.

A nível geográfico, a única região que regista uma queda na criação de novas empresas é a região do norte, face a 2022, tendo recuado 2,1% nas constituições.

Os serviços gerais, serviços empresariais, energias e ambiente e tecnologias de informação e comunicação são os serviços que mais contribuíram para o aumento da criação de novas empresas até ao final do mês de fevereiro deste ano.

Entre os setores que registam um recuo na constituição de empresas face ao período homólogo destacam-se as atividades imobiliárias (-19%), o retalho -11%), as indústrias (-18%), e a agricultura e outros recursos naturais -24%).

Através do Barómetro Informa D&B, foi possível verificar que 1696 empresas encerraram em Portugal e registaram-se 310 novos processos de insolvência, um aumento de 17% face aos dois primeiros meses do ano passado.