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Pedro Martins Ribeiro
Pedro Martins Ribeiro, da Direção Nacional da Maisnegócio (Fonte: Divulgação)

CRM: O que muitas PME precisam e não sabem

Por: Pedro Martins Ribeiro, da Direção Nacional da Maisnegócio

A relação cliente-empresa é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Tem de ser uma interação dinâmica que envolve a troca de produtos, serviços, informações e experiências entre ambas as partes. Apesar de uma empresa depender dos seus clientes para sobreviver e crescer, os clientes, por sua vez, procuram empresas que ofereçam produtos e serviços que correspondam às suas necessidades e expectativas.

Muitas empresas, principalmente as PME, não têm noção de que têm de se comprometer com o fornecimento de produtos ou serviços de qualidade, um atendimento excecional ao cliente e a oferta de soluções personalizadas. E é aqui que entra a implementação do CRM, que corresponde à sigla em inglês Customer Relationship Management, e em português Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Esta é uma ferramenta de extrema importância que permite às empresas e aos líderes empresariais identificar quem são os clientes, mas, acima de tudo, entender os seus perfis enquanto consumidores. Se houver um maior entendimento sobre quem são e como compram, os líderes empresariais podem desenvolver melhores estratégias de vendas e campanhas de marketing mais assertivas.

Além disso, as equipas de vendas podem tornar-se mais proativas na relação comercial e produtivas com a automatização de algumas tarefas. Assim, fica garantindo que os clientes se fidelizam e a taxa de recompra aumenta, porque é mais caro adquirir um novo cliente do que manter um existente.

Mas há mais benefícios da implementação desta ferramenta, como por exemplo ter armazenadas todas as informações dos clientes, como dados de contacto, histórico de interações, preferências, transações anteriores e qualquer outra informação relevante, num único local. Ter essas informações centralizadas facilita o acesso e o uso eficiente desses dados para a tomada de decisões de negócios.

Se é empresário e quer fazer crescer o seu negócio, é crucial pensar numa estratégia de implementação de um CRM.