Home / Opinião / Autocaravanismo: Da paixão à economia de partilha
Maria Liquito
Maria Liquito, Country Manager da Yescapa Portugal (Fonte Divulgação)

Autocaravanismo: Da paixão à economia de partilha

Por: Maria Liquito, Country Manager da Yescapa Portugal


Há alguns anos, ninguém acreditaria que modelos de negócio assentes no conceito de economia de partilha funcionariam. Em plena crise económica, e consequentemente social, as pessoas passaram a confiar em desconhecidos para trocar bens e serviços quando perceberam, por um lado, que os preços seriam mais competitivos, e, por outro lado, que a praticidade e o fácil acesso a determinado serviço seria evidente.

Foi no seio de uma necessidade que surgiram startups inovadoras que vieram romper com os modelos tradicionais: plataformas que conectam condutores e viajantes para partilhar viagens, sites de venda de roupa em segunda mão, ou de arrendamento temporário de imóveis, partilha de equipamentos técnicos e de lazer, entre outros. Como resultado, observamos uma economia mais colaborativa, que permite poupar e rentabilizar recursos, com ganhos visíveis para ambas as partes.

A tecnologia trouxe confiança e comodidade a este modelo, ao permitir que pessoas que já utilizaram o serviço partilhem a sua experiência. Hoje, é numa base diária que usamos plataformas digitais quando pretendemos agendar umas férias. O panorama mudou, a segurança é outra e influencia agora também a forma como sentimos conforto e liberdade para nos conectarmos e usufruir de uma viagem.

Se olharmos para o autocaravanismo, o cenário não é muito diferente. Há bem pouco tempo, olhávamos para a nossa autocaravana apenas como uma forma de viajar e desfrutar de uma boa aventura, mas hoje percebemos que também pode agregar valor à nossa vida e oferecer oportunidades para maximizar o retorno do investimento ou amortizar o financiamento do veículo.

O fenómeno explica-se facilmente. O autocaravanismo tem crescido em toda a Europa, com Portugal a posicionar-se como um dos destinos de eleição para a prática. Os números falam por si: só em Portugal, em 2023, foram realizadas mais de 8000 viagens com recurso ao aluguer de autocaravanas e campervans, segundo dados da Yescapa.

O setor cresce de ano para ano à boleia dos portugueses e estrangeiros, e não se trata de uma mera moda, mas de uma tendência, ao verificarmos um incremento no volume de reservas desde o período pandémico. Em alguns meses do ano, como o verão, a procura chega mesmo a superar a oferta.

Já existem plataformas que colocam os proprietários que desejam rentabilizar a sua autocaravana em contacto com todos aqueles que desejam fazer-se à estrada e descobrir o autocaravanismo, beneficiando de soluções seguras para ambas as partes e que incluem, por exemplo, um contrato e seguro de aluguer. Este modelo permite criar uma comunidade de entreajuda e partilha de experiências em que todos ficam a ganhar.

Amortizar o investimento na autocaravana e usufruir de dicas de viagens de autocaravanistas mais experientes são só alguns dos benefícios que este modelo de partilha oferece.

E se a minha autocaravana fosse a sua autocaravana? Não deixemos escapar esta oportunidade e permitamos que outros descubram esta forma incrível de viajar!