Home / Empresas / DECO PROTESTE alerta sobre queda da taxa de poupança dos portugueses 
DECO PROTESTE
Os consumidores portugueses já começaram a diminuir despesas (Foto: Pexels)

DECO PROTESTE alerta sobre queda da taxa de poupança dos portugueses 

Por: Eduarda Coelho

A taxa de poupança que no ano passado foi a maior das últimas décadas (14,3%), este ano situa-se nos 8,3%. De acordo com a DECO PROTESTE, esta queda deve-se essencialmente aos altos níveis de inflação e a consequente subida das taxas de juro que levaram a população a realizar mais prestações de crédito.

Em comunicado, Ana Guerreiro, relações públicas da DECO PROTESTE, afirma que “segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, o rendimento das famílias portuguesas aumentou 1,4% entre abril e junho deste ano face ao primeiro trimestre de 2022. Contudo, a despesa de consumo final subiu 4,1% determinando uma redução da taxa de poupança.” 

Segundo um estudo da DECO PROTESTE, os consumidores portugueses já começaram a diminuir outras despesas através de poupanças de água e energia, redução de gastos com atividades de lazer e de compras de produtos.  

Se em 2021 houve registo da maior taxa de poupança das últimas décadas (14,3%), os atuais níveis de inflação e o previsível aumento das prestações de crédito devido à subida das taxas de juro deixam antever uma inversão desta tendência.