Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioEmpresasDistribuidores de TI em Portugal veem na IA uma forma de expandir...

Distribuidores de TI em Portugal veem na IA uma forma de expandir negócios

Mais de metade dos parceiros de canal portugueses mantêm a Inteligência Artificial (AI) e os serviços automatizados como uma potencial fonte de receita para os seus negócios e antecipam que continuará a ser no próximo ano – um número que supera as previsões globais.

O estudo global da empresa tecnológica Sage, realizado a 100 distribuidores da área de Tecnologias e Informações (TI) em Portugal e a 1.600 em todo o mundo, revelou que a Inteligência Artificial (IA) é um dos serviços mais procurados atualmente no setor.

Um interesse que não está a ser potenciado apenas pelos clientes, uma vez que quase metade dos distribuidores portugueses (41%) considera que a IA e os serviços automatizados são vitais para o crescimento dos seus próprios negócios, em comparação com 33% a nível global.

Consequentemente, o estudo “Partnering for Success: State of the IT Channel Ecosystem” revela que os players de TI estão a investir na qualificação da sua força de trabalho, estando 51% dos parceiros nacionais a contratar ativamente funcionários com competências em IA e machine learning. Também 58% dos gestores do setor em Portugal têm apostado em mais recursos neste sentido.

Na área de Tecnologias e Informações, os inquiridos destacam ainda as aplicações SaaS (Software as a Service), a cloud e as soluções de cibersegurança como vitais para o crescimento dos seus negócios e da sua carteira de clientes.

Apesar destes objetivos, as tensões geopolíticas continuam a ser uma preocupação para os distribuidores portugueses de TI – cerca de 52% dos 100 inquiridos estão preocupados com o impacto a longo prazo no seu negócio e na inovação tecnológica dos distribuidores. Seguem-se o aumento da inflação e o custo de vida (50%) na lista das preocupações.

Eduardo Rosini, EVP Partners and Alliances da Sage, comenta que o “estudo enfatiza a necessidade de as empresas se anteciparem às necessidades dos clientes e de fazerem investimentos direcionados que
promovam o crescimento e mantenham uma vantagem competitiva
“.

“O poder da IA é central para esta jornada transformadora. Essa onda de avanços continua a exigir julgamento, experiência e orientação, portanto, os melhores resultados virão de humanos e tecnologia a trabalhar em conjunto. É essa abordagem que levará as empresas a novos níveis de produtividade, inovação e foco no cliente, criando, subsequentemente, um poderoso catalisador para o sucesso“, conclui.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category