Home / Empresas / EAD: o caminho da documentação
Paulo Veiga ead documentação
Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD (Foto: Divulgação)

EAD: o caminho da documentação

Por: Diana Mendonça

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação é uma empresa nacional de gestão de documentação que cuida dos documentos em papel ou em suporte digital até o final da sua vida útil. Inovação e transformação foi o que a EAD trouxe ao mundo do arquivo e a história que trazemos a mais um episódio do “Minuto Empresas”.

No mercado há mais de 29 anos, o principal objetivo da empresa, segundo o CEO e fundador, Paulo Veiga, é ajudar a gerir toda a documentação produzida pelas empresas, garantindo uma otimização de espaço e uma eliminação correta dos dados.

“O que fazemos é ajudar os nossos clientes a gerir, seja libertando o espaço nas instituições e nas suas instalações, seja transferindo para os nossos sistemas informáticos e para as nossas aplicações toda a informação materializada ou documentos que já tenham nascido em formato digital. Fazendo nós todo o ciclo de vida dos mesmos até ao seu arquivo ou eliminação”, explica Paulo Veiga, em entrevista à rubrica “Minuto Empresas” da PME Magazine.  

Neste Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, destaca-se a importância da destruição correta da informação dos arquivos das empresas. De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, a destruição segura deve ser assegurada por trituração mecânica, evitando qualquer perigo de fuga de informação e salvaguardando as atividades core das empresas.

Além da correta eliminação dos documentos, a EAD é ainda responsável pela reciclagem dos mesmos. Entre papel, cartão, plástico, material informático e outros materiais,  no final de 2021, a EAD reciclou 743,4 toneladas de resíduos.

Aliás, um dos motivos que tem conduzido a uma maior procura da empresa é o serviço que oferecem de reciclagem segura. O setor da banca e da saúde são os que revelam uma maior procura deste tipo de serviços.

Com vendas superiores a 12 milhões de euros e com um crescimento de 5%, em relação a 2020, a EAD perspetiva uma expansão da empresa para os próximos anos.

Até ao final do ano, a empresa pretende tem como objetivos crescer, contratar mais pessoas e otimizar as estruturas operacionais da empresa e dos seus clientes.

“Trabalhámos muito bem em 2021 e as perspetivas que estão no pay plan de crescimento são muito grandes. Contratar porque para fazer vendas precisamos de pessoas e portanto vamos continuar a contratar muitas pessoas para se juntarem a nós. E otimizar a nossa empresa para que as margens de negócio se mantenham, ajudando, naturalmente, a otimizar o processo de negócio dos nossos clientes, eles sim a verdadeira razão da nossa existência”, concluiu Paulo Veiga.

Para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, a EAD lançou, ainda, um ebook gratuito, disponível no site da empresa, sobre “Organização e Gestão da Informação Arquivística”, de forma a sensibilizar todas as organizações para a importância da boa gestão dos seus arquivos, documentos e informação em formato digital.