Home / solidariedade / Edenred e CML apoiam refugiados ucranianos

Edenred e CML apoiam refugiados ucranianos

Por: Diana Mendonça 

A Edenred Portugal juntou-se à Câmara Municipal de Lisboa (CML) numa iniciativa de solidariedade e prevê entregar 500 cartões refeição, num valor total de 50 mil euros para dar apoio alimentar aos refugiados vindos da Ucrânia. 

Este protocolo de colaboração, assinado através do pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, irá atribuir um cartão Euroticket Refeição carregado com 100 euros a cada refugiado. O cartão pode ser utilizado tanto na aquisição de bens alimentares como no pagamento de refeições prontas, em estabelecimentos pertencentes à rede Euroticket Edenred. 

Através desta ação de solidariedade, a Edenred Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa pretendem “atender às necessidades dos refugiados”  e “promover a integração e a inclusão social”, referem as entidades em comunicado. 

“Esta colaboração com a Edenred integra-se no âmbito do programa VSI-TUT- Todos Aqui, criado pelo município, em março de 2022, para dar uma resposta imediata e complementar a nível social, a todos os refugiados que pretendem fixar-se no concelho de Lisboa. O programa contempla medidas em diferentes áreas, visando o acolhimento, acompanhamento, integração e autonomização de pessoas refugiadas ucranianas. Através deste cartão de alimentação, que já começou a ser distribuído, conseguimos contribuir para a concretização de todos estes objetivos”, revela Laurinda Alves, vereadora responsável pelo pelouro dos Direitos Humanos e Sociais da CML.

Já Filipa Martins, diretora-geral da Edenred Portugal, diz que a criação destes cartões “é uma forma de usar o modelo de vale social, enquanto ferramenta para promover a inclusão social e a recuperação económica”.