Por: Djeisibel Lopes
Estão abertas, até ao dia 29 de setembro, as candidaturas ao programa de aceleração Health Systems – Accelerating the descarbonization of Patient Care.
O programa visa apoiar o desenvolvimento de soluções em áreas como a eficiência energética hospitalar, mobilidade sustentável na saúde e digitalização e saúde conectada.
Os concorrentes aos prémios do Health Systems, que poderão ser de qualquer nacionalidade, deverão encontrar-se a desenvolver projetos com menos de cinco anos de existência formal.
Serão selecionadas até oito startups, que terão acesso a um programa de aceleração com sessões de mentoria com diversos experts do ecossistema empreendedor e da área da saúde, com um total de 20.000 euros em prémios.
“Sabe-se que o setor da saúde tem uma pegada ambiental considerável. Por isso, sendo a AstraZeneca uma entidade ligada a este setor e com preocupações ligadas à sustentabilidade, considerámos que trabalhar e apoiar projetos que possam permitir a redução da pegada do sistema de saúde português, faria todo o sentido”, explica Sérgio Alves, presidente da AstraZeneca Portugal.
O responsável conta que a empresa tem vindo a desenvolver outros projetos com o objetivo de contribuir para um sistema de saúde mais sustentável.
O diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa, Gil Azevedo, refere também que este programa é uma peça fundamental para expandir o ecossistema empreendedor em Portugal ao permitir promover e apoiar projetos com potencial.