Home / Empresas / Ambiente / Estudo revela que mais de 40% dos inquiridos desconhece o programa do Fundo Ambiental
Fundo Ambiental
Dos inquiridos que conhecem o programa, apenas 33% pretende candidatar-se (Fonte: Freepik)

Estudo revela que mais de 40% dos inquiridos desconhece o programa do Fundo Ambiental

 Por: Djeisibel Lopes

Segundo o inquérito realizado pela Fixando, uma aplicação que liga clientes a especialistas em todos os serviços, sobre o Fundo Ambiental, cerca de 41% dos inquiridos desconhece o programa e, dos que conhecem, apenas 33% irá candidatar-se.

Dos 3.030 inquiridos, 33% ainda não sabe quanto poderá poupar e 54% planeia poupar até 5.000 euros, ainda que 43% já tivesse planeado fazer as intervenções independentemente do programa. Mas foi com a chegada deste programa do Fundo Ambiental que 54% dos inquiridos decidiu fazê-lo.

Sobre a iniciativa, 64% dos utilizadores da aplicação de serviços avaliaram-na como positiva. Quanto a quem pretende recorrer ao Fundo Ambiental, 53% pretende fazê-lo para a substituição de janelas, 48% aos sistemas de aquecimento e arrefecimento do ambiente e das águas, 40% para a instalação de painéis solares, 35% para a instalação de isolamento térmico e 8% para intervenções de eficiência hídrica.

Relativamente à procura em 2023, face ao ano anterior, a Fixando observou um aumento de 42% na substituição de janelas, 50% nos sistemas de aquecimento, 37% na instalação de painéis solares, 138% na instalação de isolamento térmico e de 88% nas intervenções de eficiência hídrica.

De acordo com o estudo, os preços médios praticados este ano são de 745 euros por serviço em substituição de janelas, enquanto que, em 2022, foram de 464 euros. O mesmo se verificou para os sistemas de aquecimento, que estão a 780 euros por serviço quando, no ano passado, eram de 434 euros.

Os preços médios por serviço também aumentaram de 587 euros para 1.619 euros na instalação de painéis solares e de 271 euros para 500 euros na instalação de isolamento térmico.

O inquérito da Fixando, presente no mercado nacional desde 2017, foi realizado com 3.030 utilizadores da ferramenta que pretende ajudar as empresas na angariação de clientes e no aumento do volume de negócios.