Home / PORTUGAL / Existe uma forte transmissão intergeracional da educação em Portugal
Transmissão intergeracional
Recursos económicos influenciam o percurso académico (Foto: Unsplash)

Existe uma forte transmissão intergeracional da educação em Portugal

Por: Diana Mendonça

Os dados ad hoc do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do INE, realizado em 2019 e citado pelo Banco de Portugal, revelam que existe uma forte transmissão intergeracional da educação em Portugal.

Cerca de 73% dos indivíduos cujos pais ingressaram no ensino superior seguiram as mesmas pegadas. Em contraste, 20% dos pais com ensino até ao 9.º ano seguiram para uma formação superior.

Segundo a análise do Banco de Portugal, estes dados acabam por demostrar que as qualificações dos pais têm influência na obtenção de qualificações dos filhos, apesar de esta condição não ser vinculatória.

Um dos principais fatores que molda a transmissão intergeracional da educação são os recursos financeiros das famílias.

Dados do estudo revelaram que os indivíduos que viviam numa má situação financeira quando tinham 14 anos e cujos pais tinham o ensino concluído até ao 9.º ano têm mais dificuldades em prosseguir para o ensino superior, apenas 10% conseguiu alcançar este nível de ensino.

Já quando a situação financeira dos pais é boa, 27% dos jovens conseguem alcançar este grau de ensino.

Isto também demonstra que Portugal é um dos países da zona euro em que a situação financeira ainda tem muito impacto sobre os percursos escolares.