Por: Diana Mendonça
A Frezite, empresa sediada na Trofa, foi adquirida pelo grupo sueco Sandvik. Esta aquisição em Portugal significa “um passo importante” na estratégia de crescimento da empresa, de acordo Stefan Widing, presidente da empresa, citado em comunicado enviado às redações.
A Frezite é uma empresa de produção de ferramentas diamante policristalino (PCD) que são aplicados em metal e em madeira. Estas ferramentas são utilizadas pelos setores de engenharia, automóveis e pelo setor aeroespacial.
“Temos uma clara ambição para o nosso negócio de soluções de engenharia: aumentar a nossa presença e fortalecer a nossa especialização em ferramentas PCS para materiais mais leves”, explica o presidente da empresa.
A Frezite passará a fazer parte da Walter, uma divisão da empresa sueca. A aquisição da empresa portuguesa tem como objetivo fortalecer esta área de especialização dos materiais PCD assim como reforçar a posição da Sandvik no mercado de automação elétrico e híbrido.
A empresa da Trofa emprega 450 trabalhadores e em 2021 faturou mais de 42 milhões de euros. As previsões, a médio-longo prazo, apontam para uma taxa de crescimento da empresa de até 6%.