Home / Empresas / Fundo britânico investe 49 milhões em Viseu
Painéis fotovoltaicos em Viseu
Este é o segundo investimento que o grupo faz em Portugal (Foto: Pixabay)

Fundo britânico investe 49 milhões em Viseu

O objetivo é a construção de duas centrais solares no distrito de Viseu, nomeadamente nas localidades de Touro. Prevê-se que o projeto fique concluído no espaço de um ano.

Com a maioria das centrais fotovoltaicas concentradas na região do Alentejo e sul do país, zonas com maior incidência da radiação solar, o Glennmont Partners pretende agora investir em Viseu.

No total, estão em cima da mesa 49 milhões de euros, valor a ser gasto pelo fundo britânico na construção de duas centrais solares, das respetivas linhas elétricas associadas e em subestação elevadora.

Estas centrais, com uma capacidade total instalada de 84 megavolt-ampere (MVA), vão estar localizadas na freguesia de Touro, pertencente ao concelho de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu.

Com, aproximadamente, 30 anos de vida útil, a construção das novas centrais está prevista acontecer no espaço de um ano.

Com sede em Londres, o Glennmont Partners é, atualmente, detentor de explorações de biomassa no Reino Unido e na Irlanda, de energia eólica marítima na Alemanha e de energia eólica terrestre em países como a França, Finlândia e Itália.

Esta não é a primeira vez que o grupo investe em Portugal.  Em março de 2020, o fundo fechou a venda de outras quatro centrais solares que detinha nas zonas de Santarém, Setúbal e Loulé à empresa Finerge.