Por: Djeisibel Lopes
A Galp vai aplicar cinco milhões de dólares (cerca de 4.554.025 euros) numa ronda de investimentos da Verdagy, uma empresa norte-americana de hidrogénio verde para descarbonização industrial.
No total, foram arrecadados 73 milhões de dólares que serão utilizados na aceleração do lançamento e comercialização do módulo eletrolisador eDynamic® 20MW, considerado a peça central para o desenvolvimento de sistemas de 200MW e superiores.
O investimento da Galp na tecnologia de eletrólise desenvolvida pela Verdagy faz parte de um grupo de financiamentos que a empresa está a fazer em energias renováveis e na área do hidrogénio verde.
“Esta parceria reforça o nosso compromisso com as áreas de negócio de baixo carbono, contribuindo para a redução de emissões, não apenas das nossas atividades, mas também das dos nossos clientes”, conta Georgios Papadimitriou, administrador executivo da Galp.
Numa primeira fase, a companhia energética pretende substituir as mais de 70ktpa de hidrogénio consumidas na refinaria de Sines por hidrogénio produzido através de eletrólise alimentada por eletricidade renovável.
Além do investimento na promoção do hidrogénio verde, a Galp está também a estudar a produção de e-fuels, de metanol e de amoníaco enquanto avalia a utilização do hidrogénio como combustível para a mobilidade.