Home / MERCADO / Economia / Governo da Catalunha abre nova delegação em Lisboa
Governo catalão
Esta nova delegação abre uma nova etapa nas relações com Portugal, quarto destino das exportações da Catalunha na UE e o país com mais empresas catalãs

Governo da Catalunha abre nova delegação em Lisboa

Portugal é o país onde há mais empresas catalãs e o quarto da Europa em número de exportações, afirmou o conselheiro de Assuntos Exteriores, Relações Institucionais e Transparência da Catalunha, Raül Romeva, na abertura da nova delegação do governo catalão em Lisboa.

Esta nova delegação abre uma nova etapa nas relações com Portugal, quarto destino das exportações da Catalunha na UE e o país com mais empresas catalãs. “Portugal é um país com o qual a Catalunha tem relações fluídas, constantes e privilegiadas”, lembrou.

Ramon Font, ex-jornalista catalão há muitos anos radicado em Portugal e que irá liderar a delegação catalã em Lisboa, lembrou que a Generalitat “tem um mandato, consagrado no Estatuto da Catalunha, para projetar a região no exterior”.  Além de Lisboa, o Governo Regional da Catalunha tem mais seis delegações na Europa (incluindo Bruxelas, Londres e Paris) e nos EUA (Washington).

A delegação situa-se na Avenida da Liberdade, propositadamente escolhida por representar a declaração de independência do território catalão. Liberdade negada pelo Tribunal Constitucional, mas que o governo da região garante que vai prosseguir com o processo e cumprir o seu objetivo.

Segundo o jornal “El País”, 683 empresas mudaram este ano a sua sede, a maioria para Madrid , por considerarem que os seus investimentos saíam prejudicados face à “insegurança jurídica” e ao “agravamento das questões fiscais” num processo independentista. Foi o caso da cadeia Derby Hotels, a multinacional Suez e a empresa do agroalimentar Valls Company. No total, as empresas faturavam mais de 1500 milhões de euros.