Home / Empresas / Guarda recebe hub da NTT DATA
Guarda, Portugal
O objetivo é “tornar a Guarda num verdadeiro hub do Interior, um hub tecnológico e de empreendedorismo do interior de Portugal, alicerçado na transição digital”, explica Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda (Fonte: Flickr)

Guarda recebe hub da NTT DATA

Por: Marta Godinho

No passado dia 27 de novembro, a NTT DATA Portugal, empresa do Grupo NTT – Nippon and Telegraph and Telefone Corporation, uma consultora global de negócios e tecnologia, anunciou a criação de um hub  de conhecimento especializado que vai dedicar-se à entrega de soluções em salesforce.

Esta nova unidade vai estar disposta na zona histórica da cidade da Guarda, num edifício recuperado pela autarquia e, segundo refere a empresa em comunicado, pretende focar-se na entrega de projetos de customer experience para empresas nacionais e internacionais.

A escolha da cidade foi baseada no trabalho conjunto e a grande proximidade com a autarquia local e com a estratégia de alargamento territorial da companhia em Portugal, num centro de média densidade populacional com forte ligação a instituições de ensino superior locais, como o Instituto Politécnico da Guarda.

O hub da Guarda vai trabalhar num sistema flexível, híbrido e dinâmico. O seu registo, tendencialmente remoto, vai requerer situações de colaboração presencial, importantes para a promoção de um saudável espírito de equipa.

“Conjugamos o domínio de tecnologias de vanguarda, com o conhecimento de negócio, em diferentes setores de atividade, para dar a vida a soluções criativas, de base digital e focadas na melhor experiência do utilizador”, avança Paulo Silva, partner & head of emerging business areas and delivery models da NTT DATA Portugal, citado no comunicado.

O objetivo da companhia é “tornar a Guarda num verdadeiro hub do Interior, um hub tecnológico e de empreendedorismo do interior de Portugal, alicerçado na transição digital”, explica Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda.

“Um hub que será a verdadeira agência de desenvolvimento deste território, onde o empreendedorismo e a inovação serão as peças chaves de alguns dos grandes investimentos nos próximos anos”, adianta Sérgio Costa. 

A inauguração do espaço coincidiu com as cerimónias do 823.º aniversário da atribuição do Foral à cidade da Guarda, que contou com a presença do secretário de Estado da Economia, João Neves, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, entre outros.

A criação dos hubs de conhecimento específico fazem parte da estratégia expansionista da NTT DATA EMEAL que prevê o duplicar de volume de negócios até 2025, ultrapassando os 3000 milhões de euros atuais para os 6000 milhões de euros.

Para além da cidade da Guarda, a NTT DATA já conta com oito hubs distribuídos em seis regiões distintas, para além de Lisboa, onde se encontra a sede, nomeadamente em Braga, Castelo Branco, dois hubs em Coimbra, dois no Porto, um em Évora e outro em Óbidos.