Home / Empresas / Haverá unicórnios à solta em Lisboa?
Diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo
Diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo (Foto: Divulgação)

Haverá unicórnios à solta em Lisboa?

Por : João Carreira

É óbvio que o título deste texto é uma brincadeira, ainda assim, desde o final de janeiro que a capital portuguesa conta com a Unicorn Factory Lisboa, uma plataforma de programas e hubs inspirados pelas melhores práticas internacionais que pretende suportar startups e scaleups na criação de produtos e modelos de negócio sólidos, desenvolvendo processos eficientes, com o intuito de alcançar um crescimento acelerado e sustentado. 

 Um destes programas é o Scaling Up e desde cedo se percebeu que o mesmo seria um sucesso, pois atraiu quatro vezes mais candidaturas que as vagas existentes no programa. No total, candidataram-se 33 scaleups, startups já numa fase mais avançada de crescimento, para um total de oito vagas. Em conjunto, 79% das candidaturas tinham operações em Lisboa e um investimento levantado de 45 milhões de euros e mais de 840 colaboradores, pelo que a qualidade das mesmas foi bastante elevada. 

“O número e a qualidade das candidaturas ao programa de Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa ultrapassou as nossas expetativas e demonstram o potencial que o programa tem para apoiar o crescimento das scaleups, bem como a atratividade do ecossistema empreendedor da cidade e nacional”, fez referência o diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo. 

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.