Home / Empresas / Ambiente / Helexia e Gresart em parceria na transição energética
HELEXIA GRESART paineis fotovoltaicos
Projeto prevê melhorias ecológicas e económicas. (Foto: Divulgação)

Helexia e Gresart em parceria na transição energética

A parceria entre as duas empresas tem como objetivo a instalação de uma central fotovoltaica de autoconsumo nas instalações da Gresart, com uma potência de 1.886 kWp. O projeto implica um investimento de 2.2 milhões de euros e irá permitir uma produção energética anual de 2.765 MWh.

A Helexia, empresa do setor tecnológico e energético, com projetos de eficiência energética desenvolvidos em vários países, chegou a acordo com a Gresart, empresa portuguesa da indústria de cerâmica, para o desenvolvimento de uma central fotovoltaica nos seus edifícios.

O desenvolvimento desta unidade de produção de energia elétrica permite, assim, a remoção total do amianto existente, que é substituído por uma energia mais limpa e sustentável para o planeta, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais.

Orgulhoso pela parceria alcançada, João Guerra, diretor de Marketing da Helexia, reforça a aposta da empresa na sustentabilidade, afirmando que “a energia é um elemento essencial para a competitividade neste setor, onde apenas as unidades produtivas modernas e flexíveis, tecnologicamente evoluídas, podem obter os melhores resultados”.

Este acordo vem permitir à Gresart uma poupança significativa na fatura de energia, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2, gerando, também, menos perdas no transporte elétrico.

Uma vez que toda a produção da empresa é baseada na utilização intensiva de energia, devido à automatização do processo produtivo, o coordenador do departamento financeiro da Gresart, Orlando Oliveira, destaca este projeto como uma “promoção da eficiência energética com relevantes vantagens económicas” ao mesmo tempo que “promove a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores pela via da substituição da cobertura do edifício” que se traduz na menor utilização de combustíveis fósseis.