Home / MERCADO / Economia / Hotel California vence Hackathon Mind The Tourism
Hotel California Hackathon Mind The Tourism prémio turismo empresas
Hotel California vence prémio da Hackathon Mind The Tourism (Foto: Unsplash)

Hotel California vence Hackathon Mind The Tourism

A equipa que desenvolveu uma ferramenta de previsão de dados para gestores de empresas de turismo, Hotel California, foi vencedora do prémio Hackathon Mind The Tourism. A maratona decorreu no passado fim de semana.

O programa de inovação desenvolvido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, tem como objetivo mapear oportunidades de inovação no setor, ao mesmo tempo que promove a criação de soluções tecnológicas sustentáveis. Foi na última fase do projeto Mind The Tourism – mind your footprint, mind your health, que a empresa Hotel California se sagrou vencedora.

O Mind The Tourism é um programa que visa interligar e promover as áreas da inovação, sustentabilidade e tecnologia inseridas no turismo. É nesse sentido que o projeto pretende desenvolver modelos de negócio capazes de transformar e dinamizar o setor, tudo isto tendo em vista os impactos ambientais.

No pódio ocupam ainda lugar a Mosey, um marketplace que interliga as pessoas à cultura e a EcoWay Lx, que consiste numa aplicação para ajudar as pessoas a organizar e a escolher experiências de viagens alternativas.

A maratona durou cerca de 48 horas e contou com 75 participantes de todo o mundo. Os elementos foram postos à prova e tiveram que elaborar estratégias e soluções tecnológicas, recorrendo a dados, e aplicá-las no contexto da sustentabilidade, segurança, saúde e no setor do turismo.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do programa e com todo o conhecimento, oportunidades e soluções concretas que foram geradas neste curto espaço de tempo”, referiu Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Antes da prova, as equipas participaram em “workshops dinamizados por organizações”, e foi-lhes oferecido a possibilidade de fazerem networking com empresas do setor, como por exemplo a Vila Galé ou a Fidelidade.

Após a conclusão do programa, o diretor não tem dúvidas e garante que está “confiante de que muitas destas soluções terão percurso relevante no mercado”.