Home / Empresas / IAPMEI lança projeto “Shift2future” para a transição digital das PME
“Shift2future” transição digital
Foto Gerd Altmann (Pixabay)

IAPMEI lança projeto “Shift2future” para a transição digital das PME

Por: Marta Matias

O projeto “Shift2future” vem no seguimento do “Shift to 4.0” e pretende ser um roadmap digital das PME, desde o diagnóstico até à implementação.

O “Shift2future” foi apresentado ontem, em Coimbra, e é mais um projeto promovido pelo IAPMEI, em parceria com o ISQ, a Universidade de Aveiro, o CTCV e a TecMinho, que visa promover o conhecimento da indústria 4.0 pelas pequenas e médias empresas.

O projeto vai englobar um conjunto de ações que têm o objetivo de fornecer ferramentas úteis para os empresários de diversos setores, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os desafios trazidos pela digitalização.

Depois do “Shift to 4.0” – uma ferramenta de autodiagnóstico que possibilita às empresas avaliar o seu estado de maturidade digital –, chega agora o “Shift2future”, que pretende levar à implementação da estratégia i4.0.

Em comunicado, o IAPMEI explica que a ferramenta “Shift to 4.0” já foi usada por mais de 400 empresas e pode-se concluir que, apesar de a maior parte estar familiarizada com o conceito i4.0, é necessário um aprofundar deste conhecimento.

Dentro de um mesmo setor, uma empresa de maior dimensão apresenta um maior nível de maturidade relativamente a uma empresa de menor dimensão.

Ainda assim, e embora as empresas compreendam os benefícios da digitalização, verifica-se que, no geral, a estratégia 4.0 ainda não se encontra implementada; daí que surja o projeto “Shift2future”.

O modelo “Shift to 4.0” permitiu posicionar uma empresa num de seis níveis de maturidade digital e criar planos de ação – roadmaps – de investimento para uma estratégia de implementação, que seja estruturada, integrada e coerente com os objetivos pretendidos.

O “Shift2future” irá agora envolver empresas de variados setores: moldes e plásticos; pedra; cerâmica e vidro; têxteis e calçado; automóvel e aeronáutica; IT e IoT; agroalimentar e turismo.