Por: Filipa Ribeiro
A Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, iniciou a construção do complexo fotovoltaico de Montechoro I e II, na cidade de Albufeira, no sul de Portugal.
Com uma capacidade instalada total de 37 MW, as novas centrais evitarão a emissão para a atmosfera de 42.000 toneladas de CO2 por ano. E, equipadas com mais de 64.500 painéis bifaciais, permitirão uma maior produção sem aumentar o número de placas devido às duas superfícies sensíveis à luz.
Desta forma, conseguirão gerar 20.000 MWh por ano de energia verde autóctone para abastecer cerca de 15.000 habitações, o equivalente a metade da população da cidade de Albufeira. O projeto, que envolve um investimento de mais de 28 milhões de euros, vai ainda gerar mais 200 postos de trabalho, maioritariamente ocupados por trabalhadores locais.
A Iberdrola continua a apostar no desenvolvimento dos seus projetos renováveis em Portugal, prevendo investir 3.000 milhões de euros em energia eólica e solar no país nos próximos anos. Entre as iniciativas, está a construção da central fotovoltaica Fernando Pessoa que, com 1.200 MW de potência, será o maior projeto fotovoltaico da Europa e o quinto do mundo.
De futuro, a empresa planeia iniciar a construção das centrais solares do Carregado (62 MW) em Alenquer, e Estoi (83 MW) no Algarve, que deverão entrar em funcionamento a partir de 2024.