As formações na área do turismo serão ajustadas de modo a dar uma maior resposta às necessidades do setor. Este novo compromisso resulta da assinatura de um protocolo de cooperação entre a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, Confederação do Turismo Português (CTP) e os centros de emprego, assim nasce a GLAAT – Gabinetes Locais de Apoio ao Associativismo no Turismo.
A rede da GLAAT estará disponível em vários pontos da região Norte, que terão como principal função servir de intermediário entre as empresas e os centros IEFP, afim de ir ao encontro das necessidades de oferta de formação e emprego no setor do turismo, hotelaria e restauração.
Através da parceria, o IEFP compromete-se a realizar ações de formação profissional desenhadas à medida e dirigidas a ativos empregados e desempregados, que respondam às necessidades das empresas, mas também a recrutar profissionais para integrar quadros de empresas associadas a APHORT.
Por outro lado, a Associação compromete-se a comunicar ao IEFP as necessidades de formação dos seus associados, bem como ofertas de empregos disponíveis. Os associados passar a ser parceiros ao nível da formação prática no contexto de trabalho no âmbito de cursos de aprendizagem realizados pelo IEFP.
Tenta-se, desta forma, contornar a falta de ajustamento entre as ofertas do IEFP e as necessidades reais do setor.