Home / Sucesso / Editorial / A importância das nossas raízes
floresta raízes pme magazine

A importância das nossas raízes

Somos o reflexo do que nos rodeia. Dos nossos pais, irmãos, companheiros de vida, amigos, colegas de trabalho. A pouco e pouco, sem nos darmos conta, vamos ficando parecidos com aqueles que mais estão connosco e que mais nos influenciam. 

Esta é uma característica sobejamente importante do ser humano, muitas vezes desvalorizada, mas tão fulcral. É daí que advêm os nossos valores, a nossa raça, se de facto temos ou não apetência para determinada tarefa. 

Isabel Neves é a figura de capa desta oitava edição da PME Magazine e mostra-nos isso mesmo. Alguns conhecê-la-ão da participação no programa televisivo Shark Tank, mas há mais vida além dos holofotes do pequeno ecrã. Ainda jovem, foi particularmente influenciada pelo pai empresário e, talvez por isso, hoje em dia tenha um enorme gozo em apoiar PME para que tenham sucesso.  

Não obstante, trilhou o seu caminho como advogada, mostrou que apenas uma parte de nós tem um pouco do outro. A vida são relações. Somos o que fazem de nós e também aquilo que nos move intrinsecamente. 

Mais uma vez mostramos de que fibra são feitas as mulheres empresárias e elas mostram-nos porque é que com elas os negócios são muito mais coloridos. 

Não deixamos de dar ênfase à inovação, com a Mobility Now a falar-nos sobre a tecnologia Beamian para os eventos corporativos, ou a Step Ahead, empresa 100% portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de organização de processos. 

A preocupação com o meio ambiente é, mais uma vez, tónica nesta revista, com as novas opções de mobilidade à boleia, bem como a responsabilidade social das Clínicas Leite. 

Acreditamos que há mais nas empresas do que aquilo que mostram, exemplo disso é o concurso Acredita Portugal e o Heróis PME, que fazem aqui um balanço do trabalho realizado até hoje. 

No que toca à gestão das empresas, também as nossas raízes e os nossos valores tomam um lugar importante no rumo que seguimos. A Blip estabelece o exemplo na gestão de relações laborais de sucesso e Anabela Vaz Ribeiro deixa-nos a sua opinião sobre a importância cada vez mais da ética nas empresas. 

Não terminados este número, o quarto em papel, sem os conselhos das nossas anteriores figuras de capa sobre gestão do tempo. De empresário para empresário, sem ter de parecer bem, mas com as ideias no sítio certo. 

Porque cada vez mais precisamos de bons exemplos na nossa vida, porque ter um mentor é o melhor remédio para seguirmos o nosso caminho – com erros, alegrias e insucessos, mas que seja nosso. 

 

Boas leituras e bons negócios! 

 

Ana Rita Justo – Editora 

 

Clique aqui para ler a 8.ª edição da PME Magazine.