Home / Empresas / Inovação é necessária para o setor da vinha em Portugal
inovação
Segundo a ADVID, a inovação tecnológica é fundamental para o setor vitivinícola (Fonte: Divulgação)

Inovação é necessária para o setor da vinha em Portugal

Por: Martim Gaspar

A ADVID, entidade gestora do cluster da Vinha e do Vinho defende que para melhorar a competitividade e sustentabilidade do setor vitivinícola, é necessário investir na inovação tecnológica e digital.

Atualmente, o setor enfrenta problemas de desertificação dos territórios rurais, o aumento do custo das matérias-primas, a quebra na produção e as alterações climáticas. A ADVID considera que a inovação tecnológica deve ser abraçada sem medos, de maneira a criar produtos de elevada qualidade e captar profissionais competentes ligados à área.

Rosa Amador, diretora-geral da ADVID, defende que “a defesa do setor do vinho, do produtor ao consumidor, deve passar pela implementação de diversas medidas estruturais, nomeadamente a criação de condições para que todos possam apostar na inovação tecnológica nos seus processos, mas também a capacidade que as regiões produtoras têm para captar e fixar os investidores, produtores e trabalhadores”.

Para além da inovação tecnológica a ADVID, através da CoLAB VINES&WINES, pretende aumentar a competividade do setor, através de uma rede de informação contínua que permite ajudar os produtores a tomarem decisões suportadas em conhecimento técnico e cientifico.