Home / Internacional / Julgamento de Dilma Rousseff arranca esta quinta-feira
Dilma rousseff
Senadores decidem futuro de Dilma Rouseff (foto: DR)

Julgamento de Dilma Rousseff arranca esta quinta-feira

A etapa final do processo que pode conduzir à destituição de Dilma Rousseff arranca esta quinta-feira e pode estar concluída já na próxima semana.

O julgamento será conduzido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e serão chamadas testemunhas-chave e, por opção própria, a presidente fará a sua defesa de viva voz.

Para que se processe a definitiva perda de mandato, será necessário que 54 entre os 81 senadores julguem Dilma Rouseff culpada dos crimes de responsabilidade orçamental e gestão em violação das normas constitucionais.
Segundo uma sondagem feito pelo jornal O Globo, 51 senadores declaram-se a favor do impeachment, 19 anunciaram que votarão contra e  11 não manifestaram qualquer intenção de voto.

Dilma foi afastada da presidência a 13 de maio após primeiro voto no Senado, sendo atualmente o cargo assumido interinamente pelo controverso Michel Temer, que, em caso de votação favorável ao impeachment, concluirá o mandato até final de 2018.

Apesar de estar afastada de funções, Dilma só pode ser julgada pelo STF. Se o Senado votar pelo impeachment, perde esse estatuto e poderá ser investigada pelo juiz Sérgio Moro,  que conduz a operação anti-corrupção Lava Jato.