Home / Empresas / Lançado programa Portugal de Startup em Startup
lampada
Iniciativa tem como propósito promover e apoiar a descentralização da inovação (Foto: Pexels)

Lançado programa Portugal de Startup em Startup

A Microsoft Portugal, a Startup Portugal e a Beta-i lançaram, no decorrer desta semana, com o apoio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o programa Portugal de Startup em Startup, uma iniciativa dirigida a startups portuguesas de base tecnológica e B2B.

A iniciativa tem como propósito promover e apoiar a descentralização da inovação, assim como o empreendedorismo no interior do país e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital relata a importância do contributo para o ecossistema empreendedor português: “Este é um importante contributo para o ecossistema empreendedor português ao promover a parceria entre empresas tecnológicas de referência no mercado, aceleradoras de startups e a Startup Portugal. A aposta no interior do país permite ainda potenciar o papel do empreendedorismo e da inovação de base digital para a coesão territorial.”

De acordo com Paula Panarra, Diretora-Geral da Microsoft Portugal: “Há ainda muito talento por descobrir e investir em Portugal, e essa é uma das razões que motivou a criação do programa Portugal de Startup em Startup. Queremos dar voz e oportunidade a startups que estão tipicamente localizadas fora das grandes áreas metropolitanas e que partilham da vontade de criar disrupção e de alcançarem mais”.

Já António Dias Martins da Startup Portugal diz que “a aproximação entre todos os intervenientes do ecossistema empreendedor e de inovação português é essencial para o crescimento da economia e para a afirmação do país no contexto internacional. Iniciativas como esta, que desafiam as startups a resolverem problemas concretos das grandes empresas – não só trazem novas oportunidades de negócio às primeiras, como promovem a interação entre as mesmas.”

A iniciativa surge no âmbito do Memorando de Entendimento estabelecido entre a Microsoft e o Governo Português, em novembro de 2020, e compreende um investimento de até 1 milhão de euros, que se traduzirá no acesso gratuito à tecnologia cloud do Microsoft Azure e a oportunidades de desenvolvimento de projetos com parceiros da tecnológica.