Home / Oportunidades / Lisboa é a 16.ª melhor cidade para viver
lisboa empreendedores
Vista da cidade de Lisboa

Lisboa é a 16.ª melhor cidade para viver

Lisboa fica à frente de cidades como Hong Kong e Barcelona, sendo a 16.ª melhor cidade para viver.

 

A revista Monocle considerou Lisboa como a 16.ª cidade do mundo com melhor qualidade de vida.

A capital portuguesa sobe assim dois lugares face a 2015 (18.º), tendo estado sempre a subir. A primeira vez que este ranking foi publicado foi em 2012 e na altura Lisboa ocupava a 22.ª posição.

A lista é liderada por Tóquio (Japão), seguindo-se Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria). À frente de Portugal ficaram ainda Copenhaga (Dinamarca), Munique (Alemanha), Melbourne (Estados Unidos), Fukuoka (Japão), Sydney, Kyoto (ambas Japão), Estocolmo (Suécia), Vancouver (Canadá), Helsínquia (Finlândia), Zurique (Suíça), Madrid (Espanha) e Hamburgo (Alemanha).

“Lisboa renasceu nos últimos cinco anos, mantendo a sua roupagem histórica e uma postura descontraída que coloca a boa vida acima da ‘corrida de ratos’, mas com um novo e convidativo ‘verniz’ cosmopolita”, descreve a Monocle.

A revista sublinha, ainda, que a capital portuguesa tem atraído jovens empreendedores e startups, muito devido ao facto de ter locais de trabalho e alojamento a preços acessíveis.

A Monocle refere-se, ainda, ao facto de Lisboa contar com “270 dias de sol brilhante por ano”, o que faz com que já seja apelidada de a “Califórnia da Europa”.

Por outro lado, a publicação faz menção aos ordenados baixos praticados no país e às “taxas de desemprego incrivelmente altas”.

Das 25 cidades classificadas, Lisboa fica à frente de alguns ‘gigantes’ do mundo dos negócios, como Dusseldorf (Alemanha), Hong Kong (China), Barcelona (Espanha), Singapura, Amesterdão (Holanda), Auckland (Nova Zelândia), Honolulu, Portland (ambas Estados Unidos) ou Montréal (Canadá).

O ranking da Monocle baseia-se no acesso da cidade a rotas internacionais, custo mensal de passe de transportes, horários de estabelecimentos noturnos e quantidade de lojas e locais indie.