Por: Filipa Ribeiro
O relatório Cloud Security de 2023, realizado pela Cybersecurity Insiders, revela que a segurança na cloud continua a ser uma preocupação para as empresas, bem como o aumento dos seus custos.
O estudo, que inquiriu 752 profissionais de cibersegurança de todo o mundo, incluindo Portugal, foi realizado no âmbito de perceber quais as principais prioridades e desafios que devem ser abordados para potenciar o sucesso da cloud.
Segundo este relatório, muitos líderes revelam estar entre moderadas a extremamente preocupadas com a segurança na cloud, com 43% dos inquiridos a acreditar que os riscos mais significativos estão associados à utilização da cloud pública versus um ambiente “on-prem“.
Refere ainda que mais de metade das empresas (60%) afirma que, em 2023, vão assistir a um aumento no seu orçamento de segurança na cloud, onde as equipas planeiam utilizá-lo de forma a enfrentar as ameaças e as preocupações que representam os maiores riscos para os seus negócios.
Para isso, identifica o estudo, estão a dar prioridade a atividades como a prevenção de erros de configuração (51%) e a segurança de grandes aplicações cloud já em utilização (48%).