Home / Empresas / Mais de metade das empresas nacionais permite teletrabalho
Talent Portugal
Outra tendência recente em destaque é o trabalho nómada (Fonte Divulgação)

Mais de metade das empresas nacionais permite teletrabalho

Por: Redação


O teletrabalho veio para ficar já que 55% das empresas participantes no estudo da Talent Portugal mantém a possibilidade de trabalhar fora do escritório. 

De acordo com a sétima edição do Diretório de Empresas, publicação anual que reúne informações sobre alguns dos principais empregadores nacionais, o horário flexível é, igualmente, cada vez mais uma exigência dos trabalhadores, com mais de metade das empresas (51%) a oferecerem esta opção.

Outra tendência recente em destaque é o trabalho nómada, salienta o estudo. A possibilidade de trabalhar remotamente em qualquer lugar ou parte do mundo já é oferecida por seis por cento das organizações.

Na lista das áreas profissionais mais procuradas, os profissionais das Tecnologias de Informação surgem em primeiro lugar, sendo requisitados por 76% das empresas.

Seguem-se os formados em Engenharia (64%), cuja importância se deve à grande versatilidade, podendo trabalhar em diversos setores e atividades, o que lhes confere uma grande empregabilidade.

A Gestão e Economia surge em terceiro lugar no pódio (56%), também pela sua versatilidade e presença universal em todas as organizações. Outras áreas de relevo incluem Marketing e Vendas (51%), Recursos Humanos (44%), Finanças e Contabilidade (43%) e Apoio ao Cliente (33%).

Outra tendência apontada pela Talent Portugal são os programas de trainees, oferecidos por 38% das empresas, com a realização da tese académica na empresa, estando presente em quase 1/3 das empresas. 

A propósito das conclusões do estudo, no dia 30 de janeiro, a Talent Portugal vai promover a Employer Branding Conference, evento que dará a conhecer as últimas tendências no mercado de trabalho, através da partilha de melhores práticas e apresentação de case studies em employer branding e atração de talento.

A iniciativa vai decorrer na Fundação do Oriente, em Lisboa.