Home / Sociedade / Marcelo Rebelo de Sousa aponta para economia sustentável
Marcelo aponta economia sustentável
Transição Digital como uma das áreas principais para o desenvolvimento sustentável (Foto: Pixabay)

Marcelo Rebelo de Sousa aponta para economia sustentável

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou a importância de se construir uma economia que vise o desenvolvimento humano, com um crescimento económico e emprego pleno e produtivo baseados nos objetivos estabelecidos pela ONU para o desenvolvimento sustentável.

Marcelo Rebelo de Sousa reforçou a importância do crescimento da economia com base no desenvolvimento humano, apoiado por fatores como a transição digital e verde e o apoio ao emprego de forma igual e digna para todas as pessoas. O Presidente da República reiterou a importância das metas estabelecidas pelas Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável, numa mensagem que encerrou a edição de 2021 do Dia Digital.

De acordo com o chefe de Estado, estes são objetivos “essenciais”, estando relacionados com a criação de emprego, a qualificação, o acesso universal a tecnologia e a inovação, numa mensagem que reforçou a importância da transição digital para uma sociedade responsável e justa.

Durante a edição do Dia Digital, uma iniciativa da Comissão Europeia, construída com a cooperação do Ministério da Economia e da Transição Digital, foram debatidas algumas questões que, na ótica do Presidente da República, podem contribuir para superar algumas das falhas existentes na área do digital, a nível europeu.

Marcelo Rebelo de Sousa mencionou ainda as falhas existentes no que às qualificações e habilidades digitais dizem respeito, algo que ficou mais visível à luz da atual situação pandémica, na qual as ferramentas digitais se tornaram indispensáveis para o modelo de desenvolvimento reiterado pelo chefe de Estado.

Além das questões digitais, também o tema da igualdade não escapou ao Presidente da República, que apontou para a importância de se reverter a tendência das diferenças existentes relativamente à posição das mulheres em processos de tomada de decisão, bem como das dificuldades sentidas pelos jovens que procuram o primeiro emprego.

Assim, Marcelo Rebelo de Sousa solicitou o apoio dos Estados-membros, dos governos e das autarquias no sentido de que possam apoiar a Europa a “liderar um crescimento socialmente inclusivo e ambientalmente responsável.