Reestruturação do conselho de administração acontece numa altura em que grupo assenta a sua estratégia em evolução tecnológica, com foco no longo prazo.
Uma nova liderança de gestão assumiu funções, no ano em que o Grupo Garland comemora o seu 245º aniversário. Mark Dawson sucede a Peter Dawson enquanto presidente executivo e acumula a liderança da área de navegação. Peter Dawson sucede a Bruce Dawson na função de Chairman, cessando este a sua atividade profissional depois de 50 anos de carreira, mantendo-se nos órgãos sociais da empresa como presidente da assembleia geral.
Continuam administradores Ricardo Sousa Costa, liderando as áreas da Logística, Marketing & Comunicação e Infraestruturas; Margarida Palos, liderando as áreas Financeira, Recursos Humanos e Qualidade; e Giles Dawson, liderando as áreas de Transportes e Sistemas de Informação.
Mark Dawson representa a quinta geração da família na liderança do grupo, a qual foi precedida por quatro gerações da família Garland. A trabalhar na empresa desde 1992, o novo CEO começou por dizer que “a nossa estratégia passa por concluir a reorganização do grupo nas Strategic Business Units (SBU) de Logística, Transportes e Navegação e continuar a investir para melhorar a eficiência das nossas operações, nomeadamente através da inovação tecnológica e da formação contínua das equipas da Garland”. Tendo acrescentado ainda que “o objetivo é que as nossas SBU cresçam de modo sustentado, focando-se numa estratégia de longo prazo”.
Em meados de 1994, assumiu a gestão do antigo armazém da empresa localizado em Lisboa, liderando depois a sua passagem para o centro logístico da Abóboda (Cascais) e o crescimento das operações nas novas instalações. As áreas marítima e aérea surgiram no seu currículo no final dos anos 90, tendo ainda sido responsável pelo lançamento do transporte bulk como área independente.
O novo milénio marcou a integração de Mark Dawson no conselho de administração do Grupo Garland, tendo, um ano depois, assumido a coordenação da área de Navegação e das áreas marítima, aérea e bulk da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do grupo, gestão que mantém até agora.
Em 2014, foi responsável pela internacionalização da Garland, ao abrir os escritórios da Garland em Espanha e Marrocos.