Home / MERCADO / Economia / Mercado de Bens Tecnológicos e Eletrónica de Consumo diminui no primeiro semestre
Tecnologia
O estudo global GfK Consumer Life revela que o mercado sofreu uma diminuição de 6,3% (Fonte: Freepik)

Mercado de Bens Tecnológicos e Eletrónica de Consumo diminui no primeiro semestre

Por: Djeisibel Lopes

Segundo o estudo global GfK Consumer Life, no primeiro semestre de 2023, o mercado global de bens tecnológicos e de consumo sofreu uma diminuição de 6,3%, em comparação com o período homólogo do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, o mercado global de eletrónica de consumo verificou uma redução de 12% nas receitas e de 8% no total de unidades vendidas. Já a nível mundial, a adaptação dos mercados ao ambiente macro fez diminuir a procura por bens tecnológicos.

No período em análise, todos os subsegmentos dos Bens Tecnológicos de Consumo registaram decréscimos, quando comparados com o mesmo período de 2022, exceto as Tecnologias de Informação (TI) e os pequenos eletrodomésticos, que permaneceram acima dos níveis pré-pandémicos.

A inflação é uma das principais razões do declínio da procura dos consumidores por bens tecnológicos de consumo. Em junho de 2023, os preços médios neste setor atingiram mais de 29% do valor em comparação com janeiro de 2020. No entanto, em maio de 2023, o crescimento dos preços abrandou para menos de 1% em comparação ao mês de maio do ano passado.

Os consumidores têm optado, cada vez mais, pela compra de eletrodomésticos inteligentes e sustentáveis, por oferecerem os custos mais baixos e serem mais eficientes do ponto de vista energético, especialmente na Europa, onde o preço da energia mantém uma tendência ascendente.

Outro fator que influencia o mercado global em 2023, especialmente no setor das TI, é o desejo de flexibilidade dos consumidores. Com cada vez mais pessoas a terem a opção de teletrabalho, houve um aumento da venda de teclados e ratos bluetooth em 15% e 10%, respetivamente.

Os modelos premium continuam na liderança do mercado, com as televisões a superarem a média do mercado. Os modelos com mais de 75 polegadas cresceram 5% globalmente, enquanto que a média do mercado de televisões caiu 15% nos primeiros seis meses do ano quando comparado com o período homólogo.

O estudo concluiu ainda que o preço permanece como fator decisivo para o mercado global de Bens Tecnológicos de Consumo, mesmo que exista uma justificação para a compra.

Até ao final do ano, as previsões da GfK para o mercado global de Eletrónica de Consumo são resultados negativos justificados pela menor procura. No entanto, continuam a existir oportunidades de crescimento nas áreas dos produtos mais inovadores ou dos produtos direcionados ao consumidor premium.