Home / MERCADO / Economia / Mercado de medicamentos atinge cerca de 2.900 milhões de euros
medicamentos comprimidos mercado de medicamentos
Mercado de medicamentos cresce 2,5% em 2020, em Portugal (Foto: Unsplash)

Mercado de medicamentos atinge cerca de 2.900 milhões de euros

O valor do mercado de medicamentos em Portugal cresceu cerca de 2,5% face ao ano anterior, o que resulta num total de aproximadamente 2.900 milhões de euros. No ano passado, registou-se também um aumento dos medicamentos genéricos gerando “vendas de, aproximadamente, 590 milhões de euros”.

De acordo com o comunicado da Informa D&B, o negócio dos medicamentos cresceu cerca de 2,5%, o que resulta num total de vendas de cerca de 2.900 milhões de euros. De acordo com o relatório, as vendas de medicamentos genéricos também sofreram um aumento de 3,5%, gerando, aproximadamente, 590 milhões de euros.

Para estes resultados contribuíram o aumento das exportações e importações de medicamentos, correspondendo a uma subida de mais de 13,4%, equivalente a 1.163 milhões de euros, e a um aumento de 7%, aproximadamente, 2.237 milhões de euros, respetivamente.

Relativamente aos países que mais contribuíram para este crescimento encontram-se a Irlanda e a Alemanha, registando “quotas do valor das exportações totais, em 2020, de cerca de 17% e 16%”. A nível mundial, os Estados Unidos demonstraram ser o “principal cliente, com um peso de 12,5%”.

Do lado das importações, “destacam-se as compras feitas à Alemanha, responsáveis por cerca de 21% do valor total, à frente da Espanha e dos Países Baixos, com quotas respetivas de 12% e 14%”.