Home / Empresas / Mulheres ocupam menos de um terço dos cargos de chefia em Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses
Anunciada esta segunda-feira (Foto: Pexels)

Mulheres ocupam menos de um terço dos cargos de chefia em Portugal

As mulheres representam menos de um terço nos cargos mais altos das empresas. Num estudo realizado pela Informa D&B, a empresa revela a discrepância que ainda se vive em Portugal em termos de ocupação de cargos de topo e de liderança por parte das mulheres em relação aos homens.

A consultora realizou um estudo sobre “A Diversidade de Género nas empresas em Portugal”, no qual foram registados dados notórios da presença feminina em cargos de maior responsabilidade nas empresas.

“Apesar da evolução registada nos últimos anos e do facto das mulheres corresponderem a cerca de 60% de todos os licenciados, a sua representação nestes cargos está ainda muito longe da paridade”, afirma a Informa D&B em comunicado.

No ano de 2021, a Informa D&B registou que nas 40 mil empresas criadas em Portugal, apenas 27% têm liderança feminina.

“Nos cargos de direção, cargos de gestão e cargos de liderança, a situação da participação feminina praticamente não mostra evolução face a 2019, com a representação de mulheres nestes cargos a registar, respetivamente, 28,3% (+0,1pp), 29,7% (-0,2pp) e 26,8% (+0,2pp)”, revela a empresa.

Em relação aos conselhos de administração nas empresas cotadas, as mulheres representam 22,6% da totalidade de membros e que vai contra a lei que entrou em vigor em 2017, que prevê a representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa. Apesar de ainda estar muito abaixo da igualdade, apresenta uma evolução positiva desde 2011 que contava com apenas 5,7%.

“A igualdade de género é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável que as Nações Unidos atribuíram às empresas, exigindo-lhes um sério compromisso com a mudança; com o conhecimento que a Informa D&B tem do tecido empresarial, queremos contribuir para esta mudança, mostrando as realizações das empresas que caminham nesse sentido”, afirmou a diretora-geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes.