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João Pedro Calixto On The Go estudos de mercado digitais
João Pedro Calixto, CEO da On The Go Survey Chatbot (Foto: Divulgação)

O mundo pós-pandemia e os estudos de mercado digitais

Por: João Pedro Calixto, CEO da On The Go Survey Chatbot

Nos últimos 10 anos, testemunhámos grandes mudanças proporcionadas pela tecnologia nos mais variados setores da indústria. O uso diário de ferramentas, dispositivos e serviços digitais tem mudado o nosso comportamento, valores e expectativas em relação aos negócios e às marcas.

Muito antes de a pandemia trazer desafios económicos e de transformação digital acelerada que exigiram mudanças profundas nas empresas, já vivíamos numa era que se transforma diariamente de maneira acelerada há algum tempo. Nesse sentido, o universo do marketing vive desafios enormes. Modelos tradicionais são substituídos pelo “novo” constantemente. A “inovação”, palavra tão querida pelos profissionais de marketing, tornou-se a regra, e não apenas a bem-vinda exceção.

A era digital também tem causado uma revolução na comunicação e na linguagem. Impactando diretamente a forma como escrevemos, falamos e comunicamos. Novos códigos de comunicação, abreviações, gírias foram incorporados, tornando as conversas cada vez mais ricas, ao mesmo tempo mais complexas, na medida em que se misturam às palavras, emojis, gifs, memes, áudios e vídeos.

Essa nova lógica de comunicação afeta diretamente o universo dos estudos de mercado – um dos eixos centrais do marketing. Todos os dias, milhares de decisões de negócio são tomadas com base em dados comportamentais do consumidor coletados a partir de pesquisas. Mas, na era do “consumidor ao centro”, a maioria dos inquéritos digitais ainda carece de uma abordagem mais natural. Registos, formulários e questionários, ainda são os principais formatos utilizados, porém, não estão em sintonia com a nova dinâmica e disponibilidade das pessoas por serem rígidos e pouco amigáveis.

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