Home / Empresas / Casos de Sucesso / “Na ISS Iberia centramos o negócio em melhorar os serviços” – Javier Urbiola
Na ISS Iberia centramos o negócio em melhorar os serviços

“Na ISS Iberia centramos o negócio em melhorar os serviços” – Javier Urbiola

A ISS Iberia é líder mundial em Integrated Facility Services, um conceito único que está a facilitar a contratação de serviços externos a empresas de todo o mundo. Recentemente, apresentou uma faturação total de mais de 642,5 milhões de euros (crescimento de 2,8% face período homólogo).

Entrevistámos Javier Urbiola, Presidente Executivo da ISS Ibéria, sobre esta nova meta alcançada.

PME Mag. – Como é ser CEO de uma empresa como a ISS Ibéria?
Javier Urbiola – Ser o CEO da ISS Ibéria é um desafio constante, que assumo com respeito e responsabilidade. Desde o começo, quando em 2009 ocupei o cargo de Diretor Geral de Operações, até que assumi o cargo de Presidente Executivo da empresa, assumi a minha posição com a máxima paixão e esforço.

Quando se dirige uma empresa como a ISS Ibéria, líder no setor com mais de 25 anos de trajetória, o compromisso que se estabelece tanto com os clientes como com os funcionários é a chave. A ISS Ibéria conta com aproximadamente 39.000 empregados em Espanha e Portugal; é fundamental como CEO trabalhar e partilhar objetivos claros e sólidos, ouvir e saber presidir. Além do mais, contamos com quase 30 escritórios. A capacidade de coordenar também deve ser uma qualidade que acompanhe todos os CEO e na ISS Iberia pomos isso em prática.

Em suma, considero que a nossa empresa deve ser um reflexo do nosso trabalho: se a linha de trabalho da ISS Ibéria é a eficiência, sustentabilidade, inovação, colaboração ou “excelência no atendimento”, todos estes aspetos devem estar presentes no nosso código e no nosso trabalho, incluindo no do CEO.

 

PME Mag. –  A empresa está presente em 66 países. Como foi este plano de expansão?
J. U. – Abrir-nos a novos mercados tem sido um processo natural e progressivo. A multinacional Grupo ISS, à qual pertence a ISS Iberia, foi fundada em 1901 na Dinamarca, ou seja, tem quase 120 anos de trajeto. A nossa experiência durante todos estes anos permitiu-nos crescer como empresa e ir alargando os nossos serviços para os 66 países onde nos encontramos atualmente, países esses distribuídos pela Europa, Ásia, América e Austrália.

Atualmente somos líderes em Facility Services e integração de serviços e contamos com um leque de aproximadamente 485.000 funcionários. O nosso objetivo é continuar a oferecer os nossos serviços com a máxima qualidade e responsabilidade, tanto a nível social como ambiental, e causar um impacto positivo nos nossos clientes e trabalhadores em todos os países em que estamos presentes.

 

PME Mag. – Como se diferencia Portugal dos restantes mercados?
J. U. – Na ISS Iberia centramos o negócio em melhorar os nossos serviços diariamente, ajudar a que os clientes consigam alcançar os seus objetivos e ainda dotar os nossos colaboradores com poder de decisão. São três palavras-chaves que nem todas as empresas do setor têm tão presentes, mas que para nós são o “núcleo” da nossa política de negócio.

Além do mais, desde o começo da ISS Iberia apostamos na inovação para oferecer a cada dia que passa um serviço melhor. Há seis anos criámos a divisão de IFS e agora estamos a mudar as nossas instalações para escritórios do futuro. Somos a única companhia na Península Ibérica capaz de oferecer os nossos serviços de maneira integrada e com trabalhadores próprios.

Além disso, focamos os nossos esforços nos nossos clientes e nas suas necessidades, oferecendo-lhes os melhores serviços. Oferecemos soluções completas e ideais para o cliente. A nossa “excelência no atendimento” está no nosso ADN.

Por último, colocamos o foco nos nossos funcionários. São a nossa força competitiva e por isso aspiramos a ser uma empresa que se dedica à liderança de pessoas.

Nesta linha e sob o lema “The Power of the Human Touch”, na ISS Iberia contamos com um extenso programa de formação, que tem por objetivo capacitar os nossos funcionários para que sejam capazes de alinhar o seu propósito pessoal com o propósito dos nossos clientes e com o propósito da ISS Iberia enquanto empresa.

 

PME Mag. – Com tantos trabalhadores em tantos mercados como é que se mantém a união e o espírito de equipa?
J. U. – A ISS Iberia é composta por aproximadamente 39.000 trabalhadores, e a multinacional por mais de 485.000 trabalhadores. Com estes números, é fundamental pôr em prática políticas que fortaleçam a coesão com os trabalhadores para que se mantenha a unidade e espírito de equipa. Na ISS fazemos um esforço constante para cuidar dos nossos funcionários, preocuparmo-nos com as suas necessidades e fazer-lhes entender o quão importantes para a empresa são.

É por isso que a ISS Iberia é uma empresa socialmente responsável de uma forma abrangente, ou seja, tanto internamente como externamente. As ações da empresa na RSC giram em torno de três pilares: aspetos sociais, ambientais e económicos. Fizemos das pessoas um dos eixos estratégicos da nossa RSC a par da responsabilidade em minimizar o impacto ambiental e envolvermo-nos com a sociedade, através da Fundação ISS “Una Sonrisa Más”.

A ISS é também uma empresa integradora que aposta na diversidade de género, idade, nacionalidade, capacidades, etc. Na ISS Iberia contamos com mais de 1.500 empregados com algum tipo de descapacidade e com mais de 2.500 imigrantes oriundos de 87 nacionalidades distintas.

 

PME Mag. – Consolidou-se como uma empresa especializada em Integrated Facility Services. O que é este serviço e como é que se distinguem dos concorrentes?
J. U. – Integrated Facility Services significa integrar serviços de “facility” que anteriormente eram desenvolvidos por empresas distintas, por consequência com um custo multiplicado. A integração de vários serviços fornecidos por uma companhia representa uma prática que não só beneficia os clientes, proporcionando maior eficiência, sinergias, aumento de produtividade e otimização de custos, mas também os trabalhadores, que têm oportunidade de crescer profissionalmente, executar tarefas em vários tipos de serviços e ter acesso a novas possibilidades de promoção.

A nossa trajetória iniciou-se com a ISS Iberia a ser uma empresa de limpeza mas, ao longo destes 27 anos, temos apostado na diversificação do nosso negócio para crescer. Agora, passadas duas décadas e meio no mercado, somos uma companhia líder na integração de serviços gerais e oferecemos serviços de restauração, manutenção, serviços auxiliares, limpeza, jardinagem, Facility Management e IFS (Integrated Facility Services). Atualmente, a ISS Iberia constitui a única companhia capaz de oferecer todos os seus serviços de forma integrada e direta, através dos seus próprios funcionários.

O objetivo, além disso, é continuar a crescer. Por isso apostamos na integração de serviços orientada a um novo campo: a criação de ambientes mais eficientes e sustentáveis, a que chamamos workplace.

 

PME Mag. – Em 2019 o Grupo ISS foi distinguido, pelo 7º ano consecutivo, como a melhor empresa de externalização do mundo pela Asociación de Profesionales del Outsoursing (IOAP), como olham para este prémio?

J. U. – O prémio foi recebido por toda a equipa da ISS com um reconhecimento que nos faz querer reforçar a oferta de serviços com os melhores níveis de qualidade e continuar a fazer esforços para permanecermos líderes.
Sentimo-nos muito orgulhosos deste prémio que nos reconhece como a melhor empresa de externalização de serviços do mundo, e entendemos o mesmo como um voto de confiança à ISS e à sua capacidade de oferecer serviços como restauração, limpeza, manutenção ou facility services de maneira integrada para todo o mundo.

Na ISS damos uma grande importância ao valor humano e não perdemos nunca a oportunidade de agradecer a cada um dos nossos mais de 485.000 empregados em todo o mundo. Sem o compromisso e profissionalismo que demonstram diariamente na prestação de serviços aos clientes nunca havíamos alcançado este título.

 

PME Mag. –  Obtiveram 642,5 milhões de euros de faturação. Como chegaram a este resultado?
J. U. – Em 2018 atingimos o valor de 642,3 milhões de euros de faturação, o que representa um crescimento real absoluto de 2,8%. Estes resultados confirmam a nossa solidez no mercado. No fundo, a nossa demanda em oferecer um serviço de qualidade e a nossa liderança no setor. Para a ISS Iberia, obter estes níveis de faturação não seria possível sem objetivos claros, uma equipa comprometida e linhas de trabalho eficientes e efetivas.

Sem entrarmos em detalhes, na divisão de IFS faturamos 116,9 milhões de euros o que representa mais de 18% de total de faturação.

Entre as divisões que mais crescerão destaca-se a de serviços técnicos (manutenção e jardinagem) que faturou 64,3 milhões de euros, 28% mais do que no ano anterior. A restauração alcançou um volume de negócios de 70 milhões de euros, mais 11% em relação a 2017.

Por outro lado, os serviços auxiliares faturaram 8,4 milhões de euros. Por último, a divisão de limpeza, que representa aproximadamente 58% do negócio da ISS Iberia, faturou durante 2018 375 milhões de euros.

 

PME Mag. – 8. Quais os próximos passos para ISS Iberia?

J. U. – Continuaremos a apostar na integração de serviços e na criação de métodos de trabalho mais eficientes tanto para o cliente como para o funcionário. A integração também tem muito a ver com a otimização dos espaços de trabalho. Temos como prioridade, cada vez mais, o workplace, que inclui desde a eficiência energética, à criação de espaços que fomentam o trabalho de equipa e a criatividade, o uso da tecnologia, com o objetivo de tornar o local de trabalho mais cómodo para os nossos funcionários. Isto permite-nos continuar a crescer tanto em Portugal como em Espanha.