Sexta-feira, Outubro 18, 2024
InícioMARCAS PMEmagNegócios com Alma: Mário Leal, restaurante Barcarola

Negócios com Alma: Mário Leal, restaurante Barcarola

Em parceria com DIG IN 


Situado em plena rua de Costa Cabral, no centro do Porto, o Barcarola Café tem na sua génese os valores da cozinha tradicional portuguesa, somando 50 anos de história. Desde a clássica Francesinha, em diferentes versões, soma-se uma grande variedade de pratos de carne e peixe frescos.

Procura uma refeição rápida? Um snack ou uma salada? O Barcarola tem 37 deliciosos pratos distribuídos por três localizações a norte do país: Rua Costa Cabral, no centro do Porto, Alameda Shopping, na zona do Dragão e Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia.

Mário Leal, diretor geral do Barcarola, adquiriu grande parte da sua experiência profissional no mercado Asiático trabalhando em empresas do setor hoteleiro como o Sheraton, Luxury Collection ou Mandarin Oriental. 

Mário Leal, diretor geral do Barcarola

Foto: Mário Leal, diretor geral do Barcarola (Fonte Divulgação)


Conte-nos um pouco da história do Barcarola até aqui?
Mário Leal (M. L.) – Fundado em 1974, o Barcarola com localização na Rua Costa Cabral, rapidamente granjeou um elevado reconhecimento na cidade do Porto. Após um período caracterizado pela perda de algum do vigor existente aquando do seu lançamento, foi adquirido em 1993 por uma equipa com vasta experiência em mercados de outros países, onde durante anos desenvolveram a sua atividade junto de comunidades de raiz portuguesa, imprimindo uma nova dinâmica na sua gestão, e lançando um novo conceito de restauração.

O conceito Barcarola alicerça-se, em torno de um projeto de restauração que integra os valores da cozinha tradicional portuguesa, aliados às necessidades de uma alimentação de características marcadamente urbanas, dirigida a clientes que privilegiam a qualidade dos produtos, com um serviço atento e rápido, em espaços confortáveis e familiares, capazes de proporcionar ambientes de convívio e despreocupação.

Reconhecido pela qualidade das sua propostas gastronómicas e do seu serviço, o Barcarola rapidamente ascendeu a um lugar de destaque no panorama dos cafés da cidade, assumindo-se como uma “Catedral das Francesinhas” e contribuindo de forma acentuada para o prestígio daquele que é um Ex-Libris da Gastronomia “tripeira”.

Gerador de um “clube de fãs incondicional” a Francesinha do Barcarola é o fruto de um trabalho de rigor que foi ao longo dos anos criando o “segredo” que faz das suas Francesinhas um verdadeiro “mito” causador de romarias tão celebradas pelos seus clientes. Seja para a visita semanal da “Francesinha em família” seja para o grupo de amigos, que em volta de uma mesa de “Francesinhas e finos”, celebram mais uma vitória do clube do seu coração.

Hoje, o Barcarola conta também com espaços no Centro Comercial Arrábida Shopping em V.N. Gaia, aberto em 1996, e no Centro Comercial Alameda Shop & Spot nas Antas, aberto em 2005.


Qual o conceito do restaurante?
M. L. – O Barcarola celebra a gastronomia portuguesa deliciosa e vibrante inserida na cultura nortenha.
O nosso conceito é de raiz portuense snack bar e concentra-se em oferecer uma ótima relação preço-qualidade com base em receitas e métodos de culinária tradicional para especialidades diárias e para as famosas francesinhas, além de oferecer um serviço de hospitalidade incondicional, de uma maneira confortável, descontraída e familiar.


Porque fazemos o que fazemos?
M. L. –
Quando os nossos clientes ficam encantados com a comida e o serviço, há um sentimento de alegria e confiança que nos faz vir trabalhar todos os dias.

A honestidade e a verdade estão no centro do nosso conceito e, como tal, os nossos pratos baseiam-se nos verdadeiros sabores portugueses e produtos locais com qualidade e valor intransigentes. Cozinhamos para os nossos clientes como cozinhamos para as nossas famílias – com carinho. O nosso estilo de serviço amigável reforça a paixão depositada na nossa gastronomia e em tudo que fazemos.

No Barcarola, acreditamos no reconhecimento de um rosto familiar, no acolhimento de um rosto novo e no tratamento de todos que encontramos da maneira que gostaríamos de ser tratados. Aqui, os nossos clientes podem esperar mais do que apenas uma refeição – podem esperar uma experiência.


Como tem sido gerir este negócio de família?
M. L . – Um prazer e orgulho enorme, mas ao mesmo tempo um desafio. É uma transição de geração o que implica muita capacidade de aprendizagem e de gestão no desenvolvimento e evolução do negócio. Paciência e tato na metodologia para a coordenação de cada passo para que nunca se perca a essência daquilo que o Barcarola foi no passado, é no presente e o que pode vir a ser no futuro.


Se destacasse um ponto alto de todos estes anos de Barcarola, qual seria?
M. L. – A renovação de 2016, que é a imagem que as pessoas conhecem hoje. Marcou no sentido de ter sido uma obra profunda e pela transformação do conceito de café para restaurante.


Passaram agora por uma grande remodelação. O que vos fez mudar?
M. L. – Na verdade, não havia uma grande necessidade de passarmos à remodelação porque sempre trabalhamos bem e a casa continuava bonita apesar da renovação ter sido em 2016. No entanto, a imagem geral apresentava algum desgaste a vários níveis e queríamos melhorar alguns pontos para dar algo novo ao nossos clientes, como foi o caso do mobiliário, a iluminação e a zona do bar.


E o que podemos esperar de novo?
M. L. – Uma dose extra de boa disposição! Acreditamos que a nova imagem está a revelar se num sucesso, e sentimos que a equipa está mais motivadada do que nunca. Quisemos que o rebranding fosse mais minimal, moderno e divertido. O novo logotipo é inspirado no nosso primeiro logo onde constava uma barca dos anos setenta, em que voltamos a trazer o tema do mar, mas desta vez não tão literal, apenas apresentando as velas de forma mais abstrata.

A intervenção no espaço para além de um novo design decorativo, consta com vários pormenores interessantes onde quisemos trazer alguns elementos históricos para dentro do restaurante para que os clientes possam sentir a nostalgia da marca histórica.

Criámos mais conforto na sala quer pelas opções de mesas redondas quer pelo sofá de tecido. Trouxemos uma nova dinâmica à zona do bar com um balcão contemporâneo de bancos altos virado para a sala interior, ideal para clientes que gostam de um novo dinamismo onde podem conviver mais com os funcionários de mesa e balcão.

No que toca ao menu, temos várias novidades em termos de bebidas, como por exemplo uma limonada sazonal para cada estação do ano, uma lista de vinhos renovada, um cocktail da casa que é uma bebida fresca, complexa e saborosa, em termos de estilo é algo entre uma Caipirinha e um pisco Sour. Temos duas novas torneiras sob o balcão, duas deliciosas e prestigiantes cervejas de pressão. A Paulaner para nós a melhor cerveja Alemã e a Cuvee de Trolls uma lenda da cervejaria Belga. Apostamos também numa receita especial de limoncello onde fica na cave cerca de duas semanas a ganhar forma para depois ser servido em frente ao cliente, bem fresco, num copo gelado ideal para o final da refeição! Para os apreciadores de um saboroso picante, temos agora o prazer de chegar à mesa um piri piri caseirinho, cremoso e gastronómico que acompanha muito bem os mais variados pratos.


Qual é o grande protagonista do vosso novo menu?
M. L. – Na verdade não mudamos o nosso menu pois acreditamos estar a funcionar bastante bem. Queríamos apenas mudar o espaço e complementar com alguns novos detalhes no serviço e nas bebidas. Sem dúvida que o destaque do nosso menu será sempre as francesinhas, mas temos por exemplo a posta de vitela na brasa ou o bife de alcatra laminado que são as mais recentes novidades em que ambos estes pratos sao servimos apenas de domingo a quinta ao jantar, visto ao almoço focarmos nos pratos do dia.


Porque acham fundamental a vossa presença online, nomeadamente na app da DIG-IN, com as reservas?
M. L. – É importante para nós que os clientes possam aceder a uma plataforma de reservas simples e rápida através da esfera digital de forma a assegurarem a sua mesa quando se apresentam no nosso restaurante.

E porque devem os foodies reservar mesa no Barcarola?
M. L. – Acima de tudo pela marca histórica que apresentamos na cidade do Porto e pelo conceito inovador que trouxemos com esta nova renovação. Somos reconhecidos pela grande maioria pela nossa comida simples e honesta, marca histórica, abordagem familiar, relação qualidade / preço fantástica.
No entanto, desde o primeiro dia, a nossa mentalidade humilde tem sido uma força motriz por trás da nossa incansável busca pela excelência. Mesmo como um dos líderes do setor, jogaremos sempre humildes mas com alma, como se estivéssemos com um jogador a menos e a poucos minutos do apito final.


Quais as “almas” por trás do negócio?
M. L. – A nossa missão é simples: hospitalidade incondicional. Temos orgulho e a felicidade de contar com uma equipa experiente no seu core. Em qualquer uma das nossas casas temos funcionários com mais de 10 anos de casa, sendo alguns deles com mais de 25 anos. Estes factos fazem realmente a diferença.


Alguma mensagem para quem ainda não conhece o Barcarola?
M. L. – Venham conhecer porque apresentamos comida honesta num espaço confortável e atraente com uma relação preço qualidade imbatível na cidade do Porto.

 

Conteúdo Patrocinado

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category